Uma das maiores causas de morte do mundo, são as doenças cardiovasculares. Dados de 2015 estimam que cerca de 31% de todas as mortes a nível global, foram causadas por problemas relacionados ao coração.
Por isso, é muito importante mantermos nossa alimentação balanceada, sem exageros, e algo muito positivo, e inserir na dieta alimentos que possam reduzir as possibilidades de doenças como essas.
Hoje separamos 10 alimentos que podem ajudar a diminuir os riscos de acidentes com o seu coração. Veja abaixo:
1. Suco de Laranja
Por ser rica em vitamina C e antioxidantes, a laranja é um alimento que ajuda a diminuir a pressão sanguínea. Estimasse que dois copos de suco de laranja, podem suprir a necessidade de vitamina C por um dia. Não deixe essa fruta de fora da sua feira.
2. Abacate
Outra fruta muito bacana, é o abacate. Além de ser versátil, e poder ser colocado em diversos pratos culinários, o abacate contém as gorduras boas, que auxiliam no equilíbrio de gorduras ruins e boas. E vamos confessar, é uma delícia!
3. Melancia
Além de ser um alimento delicioso, a melancia ajuda a baixar os níveis de colesterol ruim, além de auxiliar no aumento os níveis de oxido nítrico, devido a um aminoácido presente em si, a citrulina.
O aumento do óxido nítrico ajuda os vasos sanguíneos expandirem, reduzindo a pressão arterial e evitando problemas futuros.
4. Romã
Assim como a melancia, a romã auxilia na maior produção de oxido nítrico, devido a sua riqueza em fitoquímicos, o que auxilia na melhor circulação do sangue. A fruta tem diversas formas de consumo, entre elas, o chá.
5. Canela
A canela é uma ótima aliada não só para prevenção de problemas cardíacos, como para pessoas que já passaram por eles.
Ela combate o colesterol alto, ajuda na perda de respiração e nos batimentos cardíacos. Uma só xícara de chá, basta por dia.
6. Brócolis
O brócolis é um alimento rico em vitamina K, que por sua vez impede que o cálcio acabe acumulando nas artérias, prevenindo uma série de doenças devido a isso.
7. Cúrcuma
A cúrcuma possui uma boa versatilidade, podendo ser usada como tempero, mas, também como chá.
O alimento ajuda na prevenção de acúmulo de gorduras e melhoras também inflamações.
8. Algas Marinhas
Por menores que sejam, esses alimentos têm uma vasta lista de nutrientes, minerais, proteínas, vitaminas, antioxidantes e outros.
Consumindo regularmente, as algas auxiliam na melhor circulação, a regular a pressão sanguínea, e podem diminuir em até 15% o colesterol.
9. Chá Verde
Devido a sua riqueza em antioxidantes, o chá ajuda a absorver o colesterol e acelerar o metabolismo. Além disso é calmante, e pode ser ingerido como um chá, uma a duas vezes por dia.
10. Azeite de Oliva
Se você ainda não utiliza esse alimento como um substituto para o óleo de girassol, não perca tempo e passe a comprá-lo. O azeite diminui os níveis de colesterol, e consumindo regularmente pode reduzir o risco de infarto em até 41%.
Com tanto alimento gostoso, fica até difícil escolher qual vai inserir na sua dieta. Na dúvida, insira todos, afinal, não há nenhum mal e é super saudável!