Ah, o coco! Aquela fruta deliciosa, exótica e perfumada, que lembra praias de areia infinitas e ilhas tropicais. O coco voltou recentemente aos holofotes, por outras razões além de seu aroma atraente e sabor delicioso.
Muitos ficaram animados de conhecer as propriedades curativas naturais do óleo de coco, e com razão também! Aqui estão alguns dos benefícios mais promissores do óleo de coco.
1. Gerenciar o diabetes tipo II
Um estudo recente do Garvan Institute of Medical Research descobriu que o óleo de coco protege contra a resistência à insulina, reduzindo assim o risco de diabetes tipo 2, já que as gorduras presentes no óleo são pequenas o suficiente para serem absorvidas pelas células e onde são rapidamente convertidas em energia.
Esse processo reduz a quantidade de gordura armazenada, ao mesmo tempo em que melhora a sensibilidade à insulina. O óleo de coco ajuda a controlar o açúcar no sangue, melhora a secreção de insulina e promove a utilização eficaz da glicose no sangue, prevenindo e tratando o diabetes.
2. Aumentando a função cerebral em pacientes com Alzheimer
Estudos descobriram que os ácidos graxos no óleo de coco podem aumentar os níveis sanguíneos de corpos cetônicos, fornecendo energia para as células cerebrais de pacientes com Alzheimer e aliviando os sintomas.
A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência no mundo e ocorre principalmente em idosos. A doença reduz a capacidade do corpo de usar glicose para obter energia em certas partes do cérebro.
Os MCTs encontrados no óleo de coco podem fornecer uma fonte de energia alternativa para essas células com mau funcionamento, reduzindo assim os sintomas das formas mais brandas da doença.
3. Queima de gordura com óleo de coco
Com a obesidade sendo classificada como uma das maiores crises de saúde do mundo, as propriedades de queima de gordura do óleo de coco ganharam destaque ultimamente.
Tradicionalmente, a obesidade era considerada em termos de consumo excessivo de calorias, com calorias ingeridas e menos calorias eliminadas sendo a abordagem mais comum para perda de peso. No entanto, desenvolvimentos recentes estão levando a uma reformulação dessa abordagem simplista, com muitos levando em consideração a fonte de calorias consumidas, uma vez que diferentes alimentos afetam o corpo e os hormônios produzidos de forma diferente.
Portanto, uma caloria não é mais apenas uma caloria. E é aqui que os triglicerídeos de cadeia média (TCM) do óleo de coco entram em cena, uma vez que podem aumentar o gasto energético (calorias queimadas) em comparação com a mesma quantidade de calorias de gorduras de cadeia mais longa.
Um estudo descobriu que 15-30 gramas de TCM por dia aumentaram o gasto energético de 24 horas em 5%, totalizando cerca de 120 calorias por dia.
4. Auxilia o sistema imunológico
O óleo de coco é composto de gorduras saudáveis, ácido láurico, ácido caprílico e ácido cáprico, que contêm propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais, que estimulam o sistema imunológico.
O corpo converte a alta porcentagem de ácidos graxos contidos no óleo de coco em monolaurina, que é considerada uma cura para vírus como herpes, influenza, citomegalovírus, helicobacter pylori e candida. Além disso, quando o óleo de coco é digerido enzimaticamente, ele pode matar patógenos nocivos como bactérias, vírus e fungos.
5. Acelera seu metabolismo
Se você quer perder peso, aproveitar ao máximo as calorias que ingere e fortalecer seu sistema imunológico, você quer um metabolismo rápido e eficiente.
Bem, o óleo de coco pode realmente ajudar você a atingir seus objetivos de saúde, melhorando seu metabolismo, de acordo com um estudo recente relatado no Journal of Nutrition.
6. Proteger cabelos, pele e unhas
O óleo de coco pode servir para vários propósitos, fora da cozinha e usos culinários. A indústria da beleza está delirando sobre ele, com muitas pessoas usando óleo de coco para fins cosméticos, particularmente quando se trata de melhorar a saúde e a aparência de sua pele, cabelo e unhas.
Estudos provaram que o óleo de coco pode melhorar a umidade e o conteúdo lipídico da pele seca. Também foi demonstrado que protege contra danos ao cabelo. Também é eficaz como protetor solar, bloqueando cerca de 20% dos raios ultravioleta do sol.
Outra aplicação para esta cura natural para tudo é na extração de óleo, onde o óleo de coco é usado como enxaguante bucal, matando bactérias nocivas na boca, melhorando a saúde bucal e reduzindo o mau hálito.
7. Melhora os níveis de colesterol no sangue
Estudos em humanos e ratos mostram que o óleo de coco melhora fatores de risco importantes como colesterol total, LDL e HDL, o que pode se traduzir em um risco reduzido de doença cardíaca.
O óleo de coco é carregado com gorduras saturadas, que na verdade aumentam o colesterol HDL (o bom) e mudam o colesterol LDL para um subtipo benigno. Um estudo mostrou uma redução do colesterol total e LDL e um aumento no HDL, em indivíduos que usaram óleo de coco, quando comparados àqueles que usaram óleo de soja.
Estudos em ratos também provaram que o óleo de coco reduz os triglicerídeos, o colesterol total e LDL, aumenta o HDL e melhora os fatores de coagulação sanguínea e o estado antioxidante. Essa melhora cardiovascular deve levar à redução dos riscos de doença cardíaca a longo prazo.
8. Gorduras boas tornam você muito saudável
O coco é considerado um alimento um tanto “exótico” no mundo ocidental e é consumido principalmente por pessoas preocupadas com a saúde. No entanto, em algumas partes do mundo, o coco é um alimento básico que tem sido cultivado por muitas gerações.
Por exemplo, os Tokelauans, que vivem no Pacífico Sul, atribuem mais de 60% de sua ingestão calórica aos cocos e, portanto, são os maiores consumidores de gordura saturada do mundo. Eles têm excelente saúde e, além disso, não mostram evidências de doenças cardíacas.
9. Reduz o apetite
Os ácidos graxos contidos no óleo de coco podem reduzir significativamente o apetite, o que pode afetar a ingestão calórica diária, afetando positivamente o peso corporal, a longo prazo.
Essa propriedade pode estar relacionada à maneira como os ácidos graxos nos óleos de coco são metabolizados. Em um estudo, quantidades variadas de triglicerídeos de cadeia média e longa foram fornecidas a 6 homens saudáveis. Os homens que comeram mais MCTs comeram 256 calorias a menos por dia, em média. Outro estudo em 14 homens saudáveis descobriu que aqueles que comeram mais MCTs no café da manhã comeram significativamente menos calorias no almoço.
10. O óleo de coco protege seus órgãos
O óleo de coco é conhecido por limpar e curar infecções urinárias (ITU) e renais. Os MCFA’s no óleo funcionam como um antibiótico natural ao romper o revestimento lipídico das bactérias e, assim, matá-las.
Outro estudo também mostrou que o óleo de coco protege diretamente o fígado de danos. A água de coco também ajuda a hidratar e apoiar o processo natural de cura do corpo. Os médicos até injetam água de coco para limpar pedras nos rins, o que certificou o coco como um superalimento poderoso!
Você já conhecia esses benefícios incríveis do óleo de coco?