O cérebro é uma parte muito importante do corpo, pois é responsável por controlar tudo o que fazemos e nos permite agir de uma maneira ou de outra. Possui múltiplas funções, responsabilidades e tarefas, além de uma grande quantidade de informações armazenadas.
Sua estrutura delicada pode ser facilmente danificada e, portanto, causar sérios problemas de saúde e muitas complicações.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estes são os 10 hábitos mais comuns que danificam gravemente o cérebro:
1- Não tomar café da manhã
Ouvimos constantemente que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas ainda há muitas pessoas que evitam o café da manhã.
Depois de passar a noite inteira sem comer nada, não tomar café da manhã fará com que seu cérebro não tenha nutrientes para funcionar corretamente. Se isso é repetido constantemente, com o tempo pode levar à degeneração do cérebro.
2- Falta de sono
Não dormir ou descansar horas suficientes acelera a morte das células cerebrais. O sono repara o corpo do estresse que sofremos ao longo do dia, portanto deve estar entre suas prioridades.
3- Alto consumo de açúcar
Infelizmente, o açúcar está escondido em quase todos os alimentos e bebidas que consumimos hoje.
Se você evitar o açúcar, experimentará grandes benefícios, pois o alto consumo de açúcar destrói a capacidade do organismo de absorver nutrientes, o que leva à desnutrição e ao desenvolvimento de distúrbios cerebrais.
4- Comer demais
Comer demais leva ao ganho de peso, inchaço, danos à autoestima, energia mental reduzida e endurecimento das artérias do cérebro.
5- Fumar
Este é um dos hábitos mais prejudiciais, não apenas para a saúde do cérebro, mas também para a saúde do organismo em geral.
Com relação ao cérebro, favorece o desenvolvimento de doenças relacionadas à demência, como a doença de Alzheimer.
6- Cobrir a cabeça enquanto dorme
Pode parecer estranho, mas esse hábito reduz o consumo de oxigênio durante a noite. Além disso, há um risco aumentado de inalar excesso de dióxido de carbono.
7- Poluição do ar
Como não vamos andar com uma máscara no rosto ao longo do dia, não há muito o que fazer.
A função do cérebro requer quantidades muito altas de oxigênio e a inalação constante do ar contaminado reduz esse suprimento de oxigênio, o que afeta a saúde e a eficácia do cérebro.
8- Fazer o cérebro funcionar quando você está doente
Hoje, devido ao estresse e à carga de trabalho que enfrentamos, muitos preferem trabalhar mesmo quando estão doentes do que ficar em casa descansando.
No entanto, estar doente nada mais é do que um sinal do próprio corpo que tenta te avisar de que você deve parar porque o cérebro precisa desesperadamente de descanso. Portanto, forçar o cérebro a trabalhar faz com que ele reduza sua eficácia e sofra danos.
9- Conversar pouco
Falar contribui para o desenvolvimento e crescimento do cérebro, de modo que as conversas intelectuais fortalecem esse órgão e aumentam sua função.
10- Não pensar o suficiente
O pensamento estimula o cérebro, fazendo-o fortalecer e melhorar sua saúde.
A falta de interesse e a redução da atividade cerebral diminuem suas habilidades.
O cérebro é uma ferramenta impressionante que todos nós temos, portanto, devemos aprender a cuidar dele e desenvolver ainda mais suas capacidades.