Se você é amante de flores e plantas, certamente gosta de viver rodeado delas. Não importa a época do ano ou onde você esteja: poder ter plantas por perto é essencial para você, mesmo que more em um espaço escuro e com pouca luz natural.
Se esse for o seu caso, não sofra. Existem espécies de interior que não toleram luz intensa e preferem locais escuros e sombreados para se desenvolverem. Abaixo, uma seleção de 10 dessas plantas verdadeiramente espetaculares.
1. Calathea
Com as suas folhas originais e bonitas, a Calathea vem diretamente elevar a categoria estética de qualquer interior. Além disso, possui grande diversidade, então você com certeza encontrará a variedade perfeita para sua casa. Todas possuem folhas muito decorativas, com nervuras marcadas e diversos tons de verde.
Encontre um local especial para ela, nunca perto de uma janela, pois ela não gosta de luz intensa e pode se queimar.
Na verdade, adora recantos escuros e úmidos por ser uma planta nativa da selva tropical, onde cresce escondida entre a vegetação.
Na hora de regar procure fazer regularmente, para que o substrato não resseque, mas sem encharcar.
2. Samambaia
A diversidade de samambaias é grande, mas todas têm aquela nuance rústica e campestre que as torna tão especiais. Suas folhas inconfundíveis lhe darão uma bela e intensa cor verde.
Adoram cantos úmidos e escuros, exceto a avenca (Adiantum raddianum) que precisa de mais luz. É a samambaia mais delicada, por isso se a sua casa for escura deve escolher outras variedades como Nephrolepis ou Asplenium.
3. Aglaonema
É uma planta muito bonita, cujas folhas apresentam um padrão peculiar.
Esta planta tropical que vem das selvas asiáticas é perfeita para interiores com pouca luz. Na verdade, ela sofre com a luz solar direta.
Para cuidar dela como merece, também será necessário proporcionar-lhe um ambiente úmido, um substrato bem drenado e fertilizá-lo durante os períodos de crescimento.
Além disso, o aglaonema é uma planta que vai ajudar a purificar o ar da sua casa.
Um conselho
Se você tem animais de estimação em casa, pode não ser adequado para você, pois pode ser tóxico se ingerido.
4. Dieffenbachia – Comigo-ninguém-pode
Originária da América Central e do Sul, a Dieffenbachia é uma planta tropical mais comum em ambientes fechados, graças às suas belas folhas grandes e à grande variedade de cores.
Além disso, é muito fácil de cultivar. Você só precisará de um substrato úmido e bem drenado.
Cresce perfeitamente em espaços escuros, na verdade pode perder as folhas se for exposta diretamente ao sol.
Um conselho
Suas folhas e caules podem ser tóxicos para crianças e animais de estimação, embora produzam reações leves.
5. Espada-de-são-jorge
Resistente e bela, a Sansevieria apresenta originais folhas alongadas terminando em ponta e com as mais especiais nuances amarelas.
Pode viver maravilhosamente em ambientes fechados com pouca luz, sem muitos cuidados, então você não precisa ser um especialista em jardinagem para cultivá-la.
Não exige muita rega (só terá que regar quando o substrato secar), embora necessite de uma boa drenagem para evitar encharcamento.
6. Aechmea
Também conhecida como “língua de sogra”, a aechmea é uma planta muito peculiar que pertence ao gênero das bromélias. Além do seu poder decorativo, é muito fácil de cuidar, o que é mais um incentivo para a sua escolha.
Se você gosta de suas folhas dispostas em roseta e de cor verde acinzentada, compre uma muda e coloque em um lugar especial na sua sala. Claro, nunca coloque a pleno sol, pois ela não tolera (suas folhas ficarão cobertas de manchas marrons).
7. Soleirolia – Lágrimas-de-anjo
Com folhas minúsculas e diferentes tons de verde, a soleirolia é uma planta rasteira que também pode ser cultivada sem problemas dentro de casa, por mais escuras que sejam. Na verdade, adora lugares úmidos e sombreados.
Na hora de regar faça pela raiz, colocando o vaso sobre um prato com água e deixando a planta absorver o líquido na proporção que necessita.
8. Dracena (Dracaena compacta)
Precisa de uma planta que ajude a dar um toque exótico à sua casa. Opte pela dracena, que vem do continente africano e tem um aspecto bastante exuberante.
Além disso, não lhe dará dores de cabeça, pois tolera bem a escuridão e a seca. No inverno bastará regá-la a cada 15 ou 20 dias, desde que em ambiente com umidade ambiente suficiente.
9. Cróton
Todos gostamos de plantas com flores de interior, mas no caso do cróton a maioria de nós abriria uma exceção sem hesitar porque, embora não as tenha, também não precisa delas: a cor especial das suas folhas torna-a uma das plantas de interior mais bonitas que existem.
Portanto, é uma ótima opção para casas escuras, já que não tolera raios diretos de sol e adora ambientes com sombra.
Caso contrário, basta regá-la regularmente e borrifar as folhas no verão e também no inverno para combater o efeito ressecante que o aquecimento pode produzir.
10. Jiboia (Epipremmum aureum)
Este grande conhecido está presente em nossas casas desde a antiguidade. Além de ser uma planta suspensa versátil, possui uma grande variedade de cores e tons, cresce perfeitamente em espaços semiescuros e só será necessário regá-la uma vez por semana.
Entre os benefícios do seu cultivo destaca-se o fato de purificar o ar dos espaços interiores, absorvendo certas substâncias tóxicas.
Porém, pode ser perigoso se você mora com um cão ou gato, pois se eles o morderem pode causar inflamação na boca e nas mucosas e até danificar os rins.