Durante o verão, as plantas podem manter sua casa fresca. Através dos poros de suas folhas, chamados estômatos, as plantas absorvem dióxido de carbono da atmosfera, que elas usam para a fotossíntese. Então, através desses mesmos poros, elas liberam água.
O processo é chamado de evapotranspiração e resfria a planta assim como a transpiração resfria os seres humanos. Também ajuda a diminuir a temperatura do ambiente.
Reunimos algumas opções de plantas que podem refrescar seu ambiente e decorar sua casa ao mesmo tempo.
1. Seringueira
Esta espécie absorve água através de suas raízes e então libera umidade através de poros localizados na parte inferior de suas folhas. Quanto mais folhagem ela tiver e maiores forem suas folhas, mais umidade ela liberará.
De preferência, coloque-a próxima a uma sombra. A seringueira requer um espaço luminoso e tolera exposição solar direta por algumas horas por dia, desde que o sol não seja muito intenso. Quanto à rega, tente não exagerar. Regue até que o substrato esteja quase completamente seco.
2. Samambaia
É uma planta doméstica popular, geralmente cultivada em cestos suspensos ou em condições semelhantes. Ela pode sugar formaldeído, xileno e tolueno do ar. Embora a samambaia prefira sombra parcial ou total ao ar livre, ela não cresce na sombra em ambientes fechados e responde melhor à luz filtrada brilhante. Ela precisa de rega abundante, solo de qualidade e amplo espaço para crescer.
3. Sansevieria trifasciata
A língua de sogra, espada-de-são-jorge ou outro nome como é conhecida, tem a capacidade de purificar o ar e regular a temperatura dos espaços onde é encontrada, principalmente durante a noite, quando os poros microscópicos de suas folhas se abrem para transpirar.
Esta espécie é muito resistente a condições ambientais desfavoráveis, como ar seco e quente, pouca rega e pouca luz. Recomenda-se regar somente quando o último substrato utilizado estiver seco.
4. Pothos
Esta videira é capaz de regular a temperatura, bem como eliminar poluentes internos, como formaldeído, xileno e benzeno.
Como planta de interior, pode atingir vários metros de altura se receber suporte adequado. Os melhores resultados são obtidos fornecendo-lhe luz indireta média. Tolera luminosidade intensa, mas longos períodos de luz solar direta queimam as folhas. Geralmente, só precisa de rega quando o solo estiver seco ao toque.
5. Planta-aranha
Essa planta pode melhorar a qualidade do ar e absorver calor rapidamente para equilibrar a temperatura do ambiente onde está localizada.
Em ambientes internos, o ideal é colocá-la em um cômodo bem iluminado, mas sem exposição direta aos raios solares. Devem manter um nível de umidade constante: duas regas abundantes por semana nos meses quentes. Nos meses frios, uma rega por semana ou a cada dez dias será suficiente.
6. Figueira
Uma das poucas árvores que cresce bem em ambientes fechados é a figueira, que ajuda a manter o ar úmido e fresco. Ela também remove toxinas comuns do ar em casa. Esta árvore cresce bem em condições ensolaradas e brilhantes. Requer uma quantidade moderada de água no verão e apenas o suficiente para evitar que seque no inverno.
7. Babosa
Reconhecida por seu uso cosmético e medicinal, a planta aloe vera ou babosa é perfeita para refrescar o ambiente da sua casa, já que consegue regular a temperatura.
A manutenção de uma planta aloe vera é muito simples, pois é uma planta que requer muito pouco cuidado. Você pode regá-la somente quando o solo parecer seco ou um pouco rachado; nas estações de inverno, não mais do que uma vez por mês. Ela requer muita luz, por isso é importante que você a coloque em um lugar onde receba mais sol, pode ser perto de uma janela.
8. Lírio da paz
O spathiphyllum ou lírio da paz é uma planta que pode absorver o excesso de umidade e, assim, normalizar a temperatura. Para que se desenvolva em perfeitas condições, coloque em um local aquecido, longe da luz solar direta. Regue com água destilada ou da chuva para manter o solo úmido. Você pode encher um pulverizador e regá-la diariamente.
9. Areca
É uma das plantas com maior poder purificador do ar, pois diminui consideravelmente os níveis de formaldeído e benzeno do ambiente. Precisa de sombra ou meia sombra para viver em boas condições. Se não tiver luz suficiente, a planta tende a enfraquecer.
Em 24 horas, uma planta de dois metros de altura transpira pelas folhas um litro de água, por isso requer alguma atenção. O torrão (o solo que envolve as raízes) deve ser mantido sempre úmido, mas não excessivamente.
10. Aglaonema
É uma planta de fácil cuidado que prospera em condições de luz baixa a média. Geralmente cresce menos de meio metro e ajuda a remover toxinas prejudiciais do ar doméstico. Ao mesmo tempo, umidifica o ambiente interno e resfria a temperatura. Existem muitas variedades de folhas desta planta; se seu objetivo é resfriar o ambiente, escolha uma com folhagem exuberante. É importante considerar que suas folhas contêm um irritante que pode ser tóxico para animais de estimação.
Você gosta de ter plantas em casa? Quantas e quais espécies você tem?