Julianasoares

10 plantas que podem absorver umidade em sua casa

A umidade em casa é um problema comum que muitas pessoas sofrem. Não só causa danos às paredes e tetos, mas se o problema não for corrigido logo com uma boa ventilação, acabará causando mofo e outros tipos de fungos. 

A exposição a ambientes como esses pode causar desconforto: de congestão nasal a coceira nos olhos ou na pele. Uma maneira natural de controlar a umidade, e o mofo que pode resultar disso, é usar plantas domésticas como absorventes naturais do excesso de umidade no ar de um cômodo específico.

Nesse post, fizemos uma compilação dessas plantas incríveis que são capazes de absorver umidade do ar através de suas folhas e depois transportá-la para suas raízes.

1. Hera inglesa

A hera inglesa é uma planta trepadeira que geralmente cresce em vasos suspensos. As pessoas costumam colocá-la lá para que ela não suba nas paredes ou outras partes da casa. Como o nome sugere, ela é nativa das costas atlânticas europeias.

Seu habitat natural inclui florestas úmidas e temperadas. Esta planta é idealmente colocada nos cômodos mais úmidos da sua casa. 

Pode ser no banheiro, talvez até na cozinha se você ferver muita massa ou vegetais, por exemplo. Também é perfeita para pendurar sobre a pia da cozinha ou ao lado de uma janela.

2. Lírio da paz

O lírio da paz, cujo nome científico é na verdade Spathiphyllum, é uma planta tropical nativa de algumas partes das Américas. Esta bela planta, no entanto, não tolera geadas ou correntes de ar, por isso é comumente cultivada em ambientes fechados, onde pode prosperar com uma temperatura relativamente estável. 

Você só precisa regá-la uma vez por semana e, além disso, não precisa de muita iluminação. Todas essas coisas fazem do lírio da paz uma ótima escolha. Você pode até colocá-la no banheiro.

3. Planta aranha

Também conhecida como hera-aranha e filodendro, esta planta pode absorver umidade ambiental — por isso é ideal para ter em casa. Ela é capaz de eliminar toxinas comuns do ar doméstico, como formaldeído e xileno.

Em ambientes internos, ela só precisa de luz média. Se for colocada na sombra, pode perder a faixa branca que a caracteriza. Mas se você colocá-la sob luz solar direta, ela pode queimar facilmente. 

Ela tolera muito bem a escassez de água, principalmente porque a armazena em seu sistema radicular espesso, então você não precisará regá-la com muita frequência. No entanto, durante o verão ou quando está calor, você tem que aumentar a frequência de rega da planta. É uma planta excelente para pendurar sobre uma banheira, por exemplo.

4. Cravo do ar

Como todas as plantas epífitas, os cravos-do-ar absorvem umidade do ar. Como você pode ver na imagem, esta planta não cria raízes no solo, onde outras plantas normalmente extraem nutrientes ou água. 

Esta espécie cresce principalmente nas partes chuvosas do mundo, do nível do mar até várias centenas de metros de altitude. Devido à natureza das regiões em que cresce naturalmente, as folhas dos cravos-do-ar são cobertas por células especializadas chamadas tricomas, que são capazes de absorver rapidamente a água que se acumula nelas.

5. Samambaia

Nephrolepis exaltata é uma planta popular para se ter em casa. Ela é frequentemente cultivada em vasos pendurados, o que ela também gosta. Ela  prospera em locais úmidos e sombreados, no entanto, quando está localizada dentro de uma casa, ela responde melhor à luz filtrada brilhante. 

Outra característica desta bela planta é que, além de possuir propriedades desumidificadoras, ela filtra produtos químicos do ar. Isso pode ser útil se você quiser purificar o ar que respira em casa usando meios naturais.

6. Hortelã

Esta planta aromática popular é excelente quando se trata de absorver umidade em casa. Sua capacidade de crescer em ambientes e solos úmidos a torna a planta ideal para ter em jardins, na cozinha, no banheiro ou em qualquer outro local fresco, mas úmido, em casa, onde ela prosperará. 

Em geral, as plantas de hortelã toleram uma ampla gama de condições climáticas e de irrigação e podem até crescer quando expostas ao sol pleno. Ela cresce o ano todo e também pode ser usada como ingrediente na culinária ou no preparo de infusões.

7. Calathea

A Calathea é uma escolha popular quando se trata de plantas ornamentais. Algumas variedades desta planta são conhecidas como pregaria ou zebra.

Sendo uma planta da selva, as Calatheas requerem um ambiente de alta umidade que imita seu habitat natural. No entanto, quando recebem os cuidados certos e sob as condições certas, essas plantas exóticas podem crescer até cerca de 3 pés de altura com folhas largas. 

Elas são plantas de crescimento lento e, uma vez que atingem sua altura máxima, param de crescer, o que também pode ser conveniente ter em mente. Elas podem se dar muito bem em um local como um banheiro, por exemplo.

8. Orquídea

Essas são lindas plantas floridas que, além de deixar sua casa mais aconchegante, ajudarão a reduzir a umidade no cômodo onde você as colocar. Como suas raízes não estão no solo, elas absorvem seus nutrientes do ar ao redor delas, como outras espécies que mencionamos antes. 

Além disso, algumas delas são conhecidas por desenvolver pseudobulbos, que é uma parte especializada em armazenar água e as ajuda a lidar melhor com condições de seca. Colocá-las no banheiro é uma boa ideia, pois elas podem absorver a umidade dos chuveiros.

9. Palmeiras

Uma palmeira é uma ótima escolha para ajudar a controlar os níveis de umidade e manter o mofo sob controle, especialmente em banheiros onde essas coisas são comuns. 

Essas árvores absorvem umidade através de suas folhas. Variedades a considerar tê-las em casa incluem, mas não estão limitadas a, palmeiras areca ou bambu, tamareiras anãs e palmeiras de junco.

10. Dracena de talo de milho

Nativa da África Ocidental, Tanzânia e Zâmbia, esta planta geralmente tem flores em tons brancos, com uma grande fragrância, daí o nome científico da espécie: Dracaena fragrans

Quando as plantas são cultivadas no solo, podem atingir uma altura de mais de 20 pés de altura, mas seu crescimento é limitado quando em vasos.

Uma das propriedades mais benéficas desta planta é sua capacidade de limpar e purificar o ar de alguns produtos químicos nocivos. E um bônus é, claro, que elas absorvem umidade.

Você gosta de colocar plantas no banheiro para absorver umidade ou apenas para deixá-lo mais colorido?

Deixe um comentário