Julianasoares

10 remédios caseiros para alívio de gripes e resfriados

O resfriado é acompanhado de congestão nasal, tosse, irritação na garganta, dores musculares… Se você pegar um resfriado forte, a primeira coisa que deve fazer é vestir-se bem e, o mais importante, descansar e dormir bastante. Então experimente estes 10 remédios caseiros que sugerimos para aliviar os sintomas de gripes e resfriados. Cuide-se!

A primeira coisa a fazer para aliviar um resfriado é dormir e descansar bastante. O descanso é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Quando descansamos o sistema imunológico é fortalecido, a pressão arterial cai e a nossa memória melhora, entre outras coisas.

Além de um bom descanso, devemos fortalecer nossas defesas, para isso vamos recorrer a sucos de laranja e vitaminas com cenoura e maçã, ricos em vitaminas e minerais.

Tomar chás de plantas medicinais com uma rodela ou suco de limão e adoçar com mel. Além disso, banhos quentes ajudam a aliviar os sintomas. Não perca esses remédios caseiros para lidar com resfriados!

10 remédios caseiros para resfriados

1. Xarope de alho para melhorar as defesas do corpo

O alho é um antibiótico e antibacteriano natural que fortalece o sistema imunológico contra vírus.

Você pode preparar um xarope natural de alho e mel, para isso, ferva um quarto de xícara de água com um dente de alho amassado, acrescente o suco de meio limão e um pouco de mel, deixe a mistura esfriar, coe e pronto! 

2. Tintura antiséptica de equinácea

A equinácea é um antisséptico natural com propriedades antibióticas. Adicione meia colher de chá de tintura de equinácea ao suco de laranja fresco e beba três vezes ao dia quando estiver resfriado. Se preferir, você pode substituir o suco de laranja por um copo de água.

3. Chá calmante para tosse

Se quiser que o resfriado dure menos e a tosse incômoda desapareça, beba chá de sabugueiro (melhor se for feito com frutas frescas ou frutas vermelhas), expectorante e rico em vitaminas A e C. Se a tosse for forte, uma infusão com folhas de tília vão te aliviar muito.

4. Infusão para catarro

Contra catarro ou muco respiratório, tome chás de folhas de capuchinha, planta que atua como descongestionante. Uma infusão de raiz de gengibre fresco é expectorante e limpa as vias nasais.

5. Infusão para calafrios

Prepare o suco de laranja, adicione um pau de canela, adicione água quente e adoce com mel. A canela tem efeito calórico que estimula a transpiração e alivia os calafrios típicos de um resfriado.

O tomilho é um excelente antisséptico e expectorante para tosse, mas também acalma calafrios e sensação de febre, faça uma infusão com suas folhas ou flores .

6. Xarope de rosa contra resfriados

Deixe descansar 50 gramas de pétalas desta flor em vinagre de cidra (2 xícaras) em um pote fechado por 10 dias em local aquecido e depois em local fresco. Você pode usá-las para gargarejar ou tomar em forma de xarope (1 colher de chá três vezes por dia).

7. Gargarejos na garganta

Gargarejo com uma infusão quente de folhas de plantas anti-sépticas para a garganta e os pulmões, como sálvia e tomilho. Coe a infusão e adicione duas colheres de vinagre de cidra, mel e limão.

8. Vapores para congestionamento

Para abrir as vias respiratórias, tome alguns vapores de ervas (eucalipto, lavanda, zimbro, manjericão, hortelã, tomilho, erva-cidreira, sálvia e canela).

Para isso, aqueça algumas folhas dessas ervas em uma panela e coloque a cabeça por cima, coberta com uma toalha e inale por alguns minutos.

9. Loção descongestionante

Para melhorar a respiração e descongestionar as fossas nasais, você pode aplicar uma loção de lavanda e eucalipto, poderosos anti-sépticos, na garganta, no peito e nas costas.

10. Banho quente para dores musculares

Para aliviar as dores musculares típicas de um resfriado, alguns banhos de água quente com algumas gotas de óleos essenciais de noz-moscada e gengibre ou uma colher de mostarda em pó serão ótimos para você. Coloque as mãos e os pés por 10-15 minutos.

Esses remédios naturais irão te ajudar a aliviar o resfriado e os sintomas dele.

Recomendamos que, para qualquer dúvida que possa ter, não hesite em consultar o seu médico ou profissional especialista.

Deixe um comentário