Julianasoares

11 Grandes plantas de interior que você pode facilmente cultivar na sua sala de estar

Não é segredo que a sala de estar tem uma vibe diferente quando cheia de plantas de casa. Embora pequenas plantas em vasos sejam, sem dúvida, uma boa maneira de começar a jornada de jardinagem interna, ter uma planta grande pode fazer sua casa parecer um paraíso tropical.

É por isso que nós criamos uma lista de grandes plantas tropicais que farão da sua sala de estar o lugar mais verde da sua casa.

1. Ficus Elastica

Ficus elástica é uma planta tropical do sul da Ásia, também conhecida como seringueira. A melhor maneira de cultivar com sucesso essa planta é mantê-la em temperaturas moderadas a quentes e em luz brilhante e indireta. 

As seringueiras adoram um ambiente úmido, mas tenha cuidado com a rega  — é melhor manter o solo constantemente úmido, não encharcado.

Altura interna: até 3 metros

2. Palmeira Areca (Dypsis Lutescens)

A palmeira areca é uma boa escolha se você quer transformar sua sala de estar em um paraíso tropical como sua nativa Madagascar. Mantenha-a perto da janela, pois esta planta adora raios solares filtrados. Como muitas palmeiras, a areca adora um ambiente úmido e solo úmido, mas tenha cuidado com a rega excessiva.

Altura interna: até 4 metros

3. Dracaena Fragrans

Esta grande e frondosa árvore de interior é chamada Dracaena fragrans, ou seu nome mais popular: planta de milho. É fácil de cultivar na sua sala de estar, pois adora luz indireta e não precisa de muita manutenção. 

Essa planta é tolerante à seca, mas lembre-se de manter seu solo consistentemente úmido.

Altura interna: até 2 metros

4. Chamaedorea Elegans

Chamaedorea elegans é uma planta tropical muito adaptável, por isso é a escolha perfeita ao começar uma jornada de jardinagem interna. Se você quiser tem essa linda planta, mantenha-a em condições de pouca luz e evite regar demais.

Altura interna: até 2 metros

5. Yucca Elephantipes

É uma planta tropical de crescimento lento, conhecida por ser particularmente tolerante à seca. Esta planta grande cresce naturalmente nas partes quentes e secas do Caribe, por isso adora solo arenoso bem drenado. Certifique-se de fornecer à sua árvore o máximo de luz possível, pois ela adora aproveitar a luz do sol.

Altura interna: até 3 metros

6. Árvore do dinheiro (Pachira aquática)

Se você quer uma planta tropical que cresce rapidamente em ambientes fechados, a Pachira aquatica pode ser a escolha perfeita para você. Acredita-se que ela cria prosperidade em casa, esta planta é mais comumente conhecida como a árvore do dinheiro. 

Como ela cresce naturalmente em pântanos, a árvore do dinheiro prefere alta umidade, então regue regularmente. Coloque sua planta do dinheiro em luz indireta brilhante a média para folhas verdes saudáveis. 

Altura interna: até 2,5 metros

7. Palmeira Majestade (Ravenea Revularis)

Uma palmeira majestade às vezes requer um tratamento “real” de verdade — o equilíbrio entre luz, calor e fertilização. Fora isso, forneça à palmeira majestade o máximo de luz possível e regue o solo igualmente. 

Se você está apenas começando sua aventura de jardinagem tropical interna, provavelmente é melhor escolher uma palmeira menos “real”.

Altura interna: até 3 metros

8. Dragoeiro (Dracaena Marginata)

Dracaena marginata ou a chamada árvore-dragão é nativa de áreas tropicais e subtropicais, especificamente Madagascar. A maneira correta de regar a árvore-dragão é deixar o solo secar entre as regas. É importante evitar luz solar direta e manter esta planta de casa em um local claro com luz indireta.

Altura interna: até 2 metros

9. Árvore guarda-chuva (Schefflera)

A árvore guarda-chuva tem folhas encantadoras e é a escolha perfeita para uma sala de estar com pouca luz solar direta. Se for mantida em um ambiente quente e úmido, a árvore guarda-chuva é uma planta tropical de rápido crescimento.

Schefflera adora umidade constante, mas deixe o solo secar antes da próxima rega.

Altura interna: até 2 metros

10. Figueira-lira (Ficus Lyrata)

Ficus lyrata, comumente conhecida como figueira-folha-de-violino, é nativa da África Ocidental, onde cresce em florestas tropicais de planície. É por isso que a figueira-folha-de-violino adora luz filtrada brilhante e umidade. 

Você pode mantê-la perto da janela da sua sala de estar, mas certifique-se de que ela não esteja exposta à luz direta. Outra dica é girá-la a cada alguns dias, apenas para garantir que diferentes partes da planta fiquem uniformemente voltadas para a fonte de luz solar.

Altura interna: até 3 metros

11. Orelha de Elefante (Colocasia Esculenta)

A orelha de elefante é uma planta tropical com grandes folhas em formato de coração que adora luz brilhante e indireta. Para o melhor cuidado interno, mantenha o solo constantemente úmido e borrife a planta para imitar a umidade tropical em que ela prospera naturalmente.

Altura interna: até 0,5 metros

Deixe um comentário