Na mitologia romana, o menino gordo voando com flechas de amor nas costas, conhecido como Cupido, é o deus do amor, paixão, carinho e romance, que muitas vezes aparece nos cartões do Dia dos Namorados.
Agora o pequeno Cupido oferece 11 lições, que se você aprender.
1. Abra seu coração, deixe o amor entrar
Cupido é mais frequentemente descrito como escolhendo alguém e, em seguida, atirando na pessoa no coração com sua pequena flecha do coração, que sente um amor irresistível e não pode controlar seu desejo.
Então a primeira lição é que você nunca sabe quando a flecha do Cupido vai acertar seu coração, e isso geralmente acontece quando você menos espera.
Não importa quantas vezes você teve seu coração partido, não se feche, seja aberto, porque talvez o amor esteja ao virar da esquina.
2. Ame através do coração de sua criança interior
Porque Cupido é um garotinho, ele não olha para quem ele está apontando suas flechas.
O deus romano do amor ensina você a sempre amar seu parceiro com coração de criança, brincando, gentilmente, honestamente, sem machucá-lo ou tirar vantagem dele.
3. O amor é cego
Em algumas pinturas, os olhos de Cupido estão vendados, não porque ele seja cego, mas porque a visão não é o ponto principal do amor. O amor nasce no coração e no cérebro.
Só que muitas vezes isso é esquecido, porque o amor está em sua alma, não em seu corpo. O corpo é apenas a parte externa, o recipiente da alma, então o amor deve ser buscado dentro, na parte mais profunda do coração.
4. Não deixe que sua decepção no amor machuque os outros
Em um conto, Cupido é descrito como um ladrão de mel que é picado por uma abelha. Ela corre para sua mãe, Vênus, chorando, que uma criatura tão pequena pode causar tanta dor.
Vênus riu e afirmou ao filho que, apesar de pequeno, ele pode causar muito mais dor: ele pode partir corações. No entanto, a lição aqui é que, se seu coração está partido, não se vingue de ninguém, mas ajude os outros, assim você encontrará conforto.
5. Pegue as ondas do amor e aproveite o passeio
Nos tempos antigos e hoje, Cupido é frequentemente retratado montando nas costas de um golfinho. Isso não é um acidente. Na Grã-Bretanha, mosaicos sobreviventes da época dos romanos mostram animais marinhos saindo da boca do deus das águas e mares, Netuno, que se transformou em Cupido.
Alguns acreditam que Netuno conhecia a origem das almas e que Cupido é o símbolo do destino final das almas. Outros dizem que o Cupido montando rapidamente em um golfinho simboliza que o amor vai embora tão rápido quanto chegou. Portanto, cada momento da viagem deve ser aproveitado.
6. Não persiga o amor
Na Idade Média, o Cupido era considerado um símbolo da destruição da moralidade e envenenava a mente das pessoas com más intenções. E o fato de ele ser retratado nu revela a depravação e a culpa de Cupido.
Bem, além disso, você não deve usar o amor para realizar seus próprios interesses. O amor é uma celebração diária da vida de duas pessoas.
7. Não seja preguiçoso no amor
Na arte e literatura renascentistas, Cupido é um símbolo de fraqueza e amor letárgico. Talvez nessa época eles pensassem que as pessoas não trabalhavam o suficiente por amor, o que nunca aconteceu. E isso é verdade mesmo agora, porque o amor deve ser feito, deve ser feito para que o fogo não se apague, mas queime por décadas.
8. O amor sempre vence
Caravaggio descreveu Cupido em uma imagem ousada como o deus do amor que conquista tudo. E essa visão se espalhou para a música, tradições, arquitetura e educação.
Embora a influência do Cupido nem sempre seja positiva, ela transmite a mensagem: “Além da cortina do mundo materialista, o amor espera pacientemente, mas você só pode vê-lo se olhar além da ilusão”.
9. Use suas asas e continue voando se você se deparar com pessoas e situações que não atendem aos seus interesses
Se você sente que está sufocando em seu relacionamento, preso, incapaz de seguir em frente ou realizar seus desejos, use suas asas e voe. Nunca fique em um relacionamento por conforto.
10. Às vezes, a felicidade só pode ser alcançada através de provações
O amor de Cupido e Psique passou por muitas provações, ficaram separados por muito tempo, até que finalmente se reencontraram. Psique cai em sono profundo, mas Júpiter intervém e a torna imortal para que o casal possa se casar.
Mesmo que isso não aconteça na realidade, é bom saber que o amor pode suportar e sobreviver a muitas coisas.
11. Sempre olhe para o lado bom da vida
Se você encontrar amor e serenidade dentro de si mesmo, então Cupido lhe dará o que você deseja, e o verdadeiro amor o encontrará. Nunca se coloque em segundo plano, deixe sua criatividade, seu verdadeiro eu, se manifestar.