O que você procura ao comprar uma planta? Provavelmente o tamanho, que seja bonita, que seja própria para ambientes internos ou externos. Esses são aspectos básicos para escolher uma planta.
A maioria de nós escolhe as plantas pensando na decoração, mas… cuidado! Algumas plantas podem ser tóxicas se ingeridas, por exemplo, pelo seu animal de estimação. Também podem causar sintomas como alergia, inchaço, coceira, vômito, diarreia…
Na verdade, existem plantas tóxicas perigosas, que é bom evitar ter em casa, principalmente se você tem crianças ou animais de estimação. Veja abaixo uma lista com algumas plantas que você pode ter em casa sem saber que são tóxicas.
1. Oleandro
É uma das mais tóxicas por ser composta por diversas toxinas que, se ingeridas, agem diretamente no coração. A mais perigosa de todos é a oleandrina, que causa arritmias taquicárdicas. Em altas concentrações, esta planta pode causar vômito, batimento cardíaco irregular, forte dor de estômago, etc.
2. Azálea
Suas folhas e flores contêm diterpenos. Essas toxinas são perigosas porque reduzem a pressão arterial (hipotensão) e diminuem o pulso (bradicardia).
3. Planta Hera
As saponinas da hera podem causar dermatite alérgica grave, com eritema e bolhas. Cuidado também com os frutos da hera, pois são muito tóxicos e também podem causar espasmos, paralisia, diarreia ou vômito, entre outros sintomas.
4. Hortênsia
Quem diria que uma das plantas mais lindas também é tóxica? Ninguém duvida que as hortênsias são bonitas, mas tanto as folhas quanto as flores são tóxicas e compostas de hortangina e saponinas.
Ambos os componentes, juntos, podem produzir ácido cianídrico, causando vômitos e dores abdominais.
5. Philodendron
O oxalato de cálcio contido nesta planta causa coceira na boca e garganta, além de inchaço. O problema seria muito maior se algum de seus animais de estimação ou bebê pegasse pedaços desta planta na boca, pois isso causaria problemas de estômago. Resumindo, se tiver em casa, não coloque ao alcance de crianças ou animais de estimação.
6. Mamona
É uma planta típica em praças e jardins ou perto dos trilhos do trem, pois nesses espaços tendem a crescer livremente. A ricina tem duas substâncias letais se forem mastigadas, pois gera intoxicação.
O mais sério é que os sintomas não aparecem até uma ou três horas após a ingestão. Náusea, diarreia, vômito ou mesmo convulsões e desorientação são alguns dos sintomas causados pela intoxicação por mamona.
7. Dieffenbachia
É uma prata doméstica comum e talvez não devesse, pois tem cristais de oxalato de cálcio. Não há nenhuma parte da planta que não seja venenosa. E não só, pode causar irritação, inflamação e imobilização da boca, língua e garganta, além de causar ardência intensa. Melhor não chegar perto dela ou comprar para decorar sua casa.
8. Spathiphyllum
Embora tenha flores brancas grandes e realmente lindas, esta planta de origem tropical não é recomendada em casas onde vivem crianças ou animais de estimação.
Se alguém ingerir qualquer uma de suas folhas, pode ser perigoso, pois elas contêm um grande volume de oxalatos de cálcio, que causa dores intestinais, coceira no nariz e inchaço da língua e da garganta.
9. Crisântemo
Com um crisântemo você nunca vai sentir falta do cheiro de sua casa mas essas flores estão na lista de plantas tóxicas.
Elas têm muito pólen, por isso não é recomendada para pessoas com alergias ou dermatite atópica. Os sintomas mais imediatos que geralmente causa são irritação e coceira na pele.
10. Caladium
As suas enormes folhas de mármore branco ou vermelho tornam esta planta uma das mais lindas. De origem tropical, costumam ser uma tendência na decoração de interiores, mas é preciso ter cuidado porque é uma planta tóxica se ingerida, principalmente as sementes.
Em pessoas com pele sensível, também pode causar irritação nos olhos ou na pele com o simples toque.
11. Copo-de-leite
Os copos-de-leite são flores típicas de casamentos e buquês, mas também são amplamente utilizados na decoração de interiores. Porém, mais uma vez encontramos uma planta que contém cristais de oxalato de cálcio, tornando-a tóxica.
Se o seu animal comer algumas folhas ou se as crianças as colocarem na boca, podem causar dor de garganta e estômago e também irritação na boca e na pele.