1- Depressão não é uma escolha
Depressão é uma das doenças mais frustrantes que uma pessoa pode experimentar. Às vezes você sente muita tristeza, outras vezes não sente nada.
Há momentos em que a depressão pode paralisar a mente e o corpo. Não é simplesmente estar deprimido ou ter um dia ruim, não é algo que pode simplesmente ser “superado”. Ninguém escolhe ficar deprimido.
2- Dizer coisas como “tudo vai melhorar”, “você só precisa sair de casa” não ajuda
É fácil dizer essas coisas porque você acha que está dando a elas a solução mágica ou pelo menos uma maneira rápida de fazê-las se sentirem melhor. Mas essas frases quase sempre vêm de situações superficiais, são palavras vazias, sem sentido.
De fato, dizer essas frases só piora a situação. Eles fazem as pessoas se sentirem incapazes de fazer as coisas bem, também parece que você não valoriza a profundidade do problema ao tentar corrigir com um simples esforço.
Eles entendem que você está apenas tentando ajudar, mas essas palavras só as farão sentir piores. Um abraço silencioso pode fazer muito mais por essas pessoas do que os clichês típicos que são ditos nessas situações.
3- Às vezes, eles precisam ficar sozinhos, em seguida, querem ter você perto
As pessoas depressivas geralmente se sentem frustradas porque acreditam que são um fardo para os outros. Isso faz com que elas se isolem e se afastem das pessoas que mais precisam.
Elas tendem a pensar constantemente que são amargas com seus entes queridos com sua tristeza. Se elas ficam distantes, lembre-as de que você ainda está lá quando ela precisar de você, mas não tente forçar uma conversa.
4- Você também é importante
Simplesmente porque uma pessoa enfrenta uma depressão não significa que você precise atender a todas as suas necessidades.
As pessoas com depressão precisam se sentir amadas e apoiadas, mas se isso começar a afetar negativamente sua vida, você tem o direito de mostrar amor e afeto a elas sem levar uma vida de sacrifício próprio.
5- É importante conversar e estabelecer limites
Em tempos de frustração, é importante dar um passo atrás e estudar como você pode ajudar a pessoa que deseja, mantendo sua própria felicidade e realização. Seja paciente.
Converse com essa pessoa sobre suas preocupações e defina os limites necessários para manter o relacionamento. Encontre algo que funcione para ambos.
6- Eles podem se sentir melhores
O cansaço contínuo é um efeito colateral muito comum da depressão. O simples fato de viver todos os dias pode ser uma experiência exaustiva.
Eles podem se sentir totalmente bem em um momento e segundos depois se sentem cansados e sem energia. Isso pode fazer com que os planos sejam cancelados repentinamente ou não desejem realizar as atividades que planejaram.
7- Você não tem culpa
Quando você tem um ente querido que está sofrendo de depressão, pode ser difícil entender o que eles estão passando e considerar a tristeza relacionada a problemas de relacionamento.
Se eles precisam de espaço ou ficam distantes, não se culpe. Entenda que sua depressão não é sua culpa.
8- Evite criar ultimatos
Dizer a alguém que você vai terminar ou que não vai falar com ele novamente até que ele melhore não curará sua doença magicamente.
Eles não se tornarão a pessoa que você deseja de repente, simplesmente porque você está cansado de lidar com os problemas deles. Chantagens emocionais não são uma cura, apenas causarão desamparo.
9- Eles nem sempre querem ficar sozinhos
É fácil supor que as pessoas que sofrem de depressão precisam ficar sozinhas. Na verdade, o fato de que às vezes precisam de seu próprio espaço não significa que eles querem enfrentar a doença sozinhos.
Convide-o para sair e tomar uma bebida, passear ou tomar um café. Que de tempos em tempos você os tira de suas rotinas e os ajuda a se conectar, pode significar tudo para eles.
10- Tente não comparar suas experiências com as deles
Quando alguém está passando por momentos difíceis, às vezes pensamos que, contando a eles nossos próprios problemas, podemos fazê-lo ver que passamos por coisas semelhantes e a compreendemos.
Quando você diz algo como “ah, sim, eu também já fiquei deprimido…”, você apenas os faz pensar que realmente não valoriza o problema deles.
Expresse empatia, mas não reprima seus sentimentos. A melhor coisa que você pode fazer para ajudar a pessoa que você quer é ouvir. É tudo o que eles precisam.
11- Tudo bem perguntar como ele está
Tente saber como eles se sentem e como estão carregando a depressão. Pensamentos suicidas são muito comuns entre pessoas com depressão. Não custa perguntar como eles se sentem ou o que fazem quando se sentem sobrecarregados.
12- Crie um cronograma para passar tempo juntos
Ofereça a possibilidade de passar um tempo com ele uma ou duas vezes por semana para se exercitar, fazer compras ou passear. Pergunte se eles querem cozinhar juntos e fazer o jantar.
Compartilhe essas pequenas dicas com todos os seus amigos, pois podem ajudar!