Julianasoares

16 Plantas muito venenosas que a maioria das pessoas tem em casa

Todos nós temos pelo menos uma planta em casa, as plantas muito são benéficas, pois permitem que o ar de dentro de casa seja mais limpo e puro, que a casa fique mais fresca no verão e também em alguns casos, servem até para espantar insetos como mosquitos, mas você sabia que algumas espécies de plantas que temos em casa podem ser muito perigosas? 

Veja agora quais plantas são essas e tome cuidado!

1. Hortênsias

Essas flores populares contêm uma toxina com a qual todos estaremos terrivelmente familiarizados: o cianeto

Pode causar falta de ar, tontura, desmaios e pulso rápido, juntamente com uma queda na pressão arterial. Mas para que se torne fatal, animais de estimação e humanos teriam que comer em grande quantidade. Então desde que não sejam ingeridas, está tudo bem!

2. Poinsétia 

A planta que muitas pessoas têm em casa durante a época festiva do Natal, tem nas veias uma seiva leitosa que é bastante tóxica. Houve apenas dois casos documentados dessas plantas causando morte humana, mas para prevenir seus filhos e animais de estimação, mantenha a planta longe deles, pois o vômito e a diarreia podem ser abundantes se ingeridos.

3. Lírio do vale

Lírio do vale (Convallaria majalis) é uma planta florestal altamente venenosa e de cheiro doce, nativa de todo o hemisfério norte temperado frio na Ásia e na Europa. 

Essas pequenas flores brancas em forma de sino têm um cheiro forte e doce, apesar de seu tamanho pequeno, mas apenas uma mordida pode causar dores de cabeça, ondas de calor, alucinações e irritabilidade, para não mencionar as manchas vermelhas de pele fria e úmida. 

Até mesmo a água em que você coloca flores de lírio-do-vale cortadas pode acabar contendo traços mortais de convale toxina, que intensificam as contrações do coração.

4. Visco

O efeito de consumir qualquer parte desta planta parasita em grandes doses pode causar problemas digestivos, batimentos cardíacos mais lentos e efeitos alucinógenos em humanos. 

Mastigar algumas folhas, frutas vermelhas ou brotos, ou beber chá com sabor de visco, pode causar dor abdominal e diarreia. Os casos em que a ingestão de visco foi fatal envolveram gastroenterite (uma inflamação do estômago e do intestino delgado), seguida de colapso cardiovascular.

5. Oleandro

Apenas uma folha desta flor marcante pode ser perigosa, especialmente com crianças. Os sintomas de envenenamento incluem sonolência, batimento cardíaco lento e tremores incontroláveis.

6. Azaleias

Embora seja muito difundida principalmente como planta de jardinagem, as azaleias costumam estar presentes nas residências. No entanto, as graianotoxinas das plantas da família Ericaceae, como as azaleias, causam uma reação muito rara chamada envenenamento por graianotoxina, quando ingeridas em quantidades suficientes para ser fatal.

7. Narcissus

As partes venenosas do narciso são o bulbo e as folhas, devido à presença de licor e narcissina. Os sintomas derivados da ingestão são: salivação, vômito, diarreia, distúrbios nervosos até paralisia, sonolência, bradicardia, hipotensão, colapso e até morte se ingerido em grandes quantidades.

8. Aconite

Uma das plantas mais tóxicas do mundo, as toxinas do acônito podem causar batimentos cardíacos lentos, que podem ser fatais, e mesmo comer uma quantidade muito pequena pode causar mal-estar estomacal.

Seu veneno também pode atuar por meio do contato com a pele, principalmente por meio de feridas abertas.

9. Solanun xanti

Apesar de sua beleza, é preciso ficar longe dessa planta, pois é totalmente tóxica. Se você ingerir, será difícil se recuperar. Depois de perder a voz, começam as complicações respiratórias, os distúrbios digestivos graves e as convulsões violentas, cuja combinação pode resultar em morte.

10. Dedaleira

Não se deixe enganar pelas lindas cores e aparência marcante da dedaleira – essas flores em forma de sino contêm um composto usado para tratar a insuficiência cardíaca, então comê-las é como tomar uma dose não regulamentada de um medicamento para doenças cardíacas que, em muitos casos, pode ser fatal.

11. Hippeastrum

Esta planta vem da África do Sul e contém um irritante tóxico chamado licorine. Está presente no bulbo e deve ser consumido em grandes quantidades para causar reações adversas. 

De qualquer forma, se você suspeitar de ingestão dessa planta, é importante ligar para o centro de controle de intoxicações ou ir ao pronto-socorro imediatamente.

12. Delphinium

Imediatamente após a ingestão de qualquer parte desta tentadora planta azul, aparecem náuseas, ardor na boca, vômitos e batimento cardíaco mais lento. 

Se isso acontecer, procure tratamento médico imediatamente, pois seis horas é o suficiente para que a flor se torne letal.

13. Caladium

As plantas de caladium vêm em uma gama de cores muito viciosa e suas folhas aveludadas atraem a curiosidade das crianças. Todas as partes do Caladium são consideradas tóxicas para humanos e animais.

Os sintomas após a ingestão podem incluir: ardor e inchaço da boca, língua, lábios e garganta, dificuldade em respirar, falar, engolir e possível obstrução das vias aéreas que pode levar à morte.

14. Copo-de-leite

Esta é uma planta potencialmente perigosa devido aos oxalatos de cálcio. Os oxalatos de cálcio, encontrados em toda a planta (raízes, folhas, caule…) podem causar irritação severa na boca e garganta e ingeridos em grandes quantidades são letais.

15. Cicuta virosa

Estas pequenas flores brancas são algumas das flores silvestres mais bonitas que podemos ter em casa, mas se tens animais de estimação curiosos, deves eliminá-las. 

A toxina da cicuta branca tem cheiro de cenoura, mas não perde tempo em atacar o sistema nervoso central, causando graves ataques e convulsões que se tornam fatais como resultado de asfixia e colapso cardiovascular.

16. Colocasia

Planta com folhas grandes que lembram orelhas de elefante. Poucas pessoas sabem que esta planta doméstica é perigosa. A intoxicação pode ocorrer se você ingerir partes dessa planta, como as folhas, devido ao ácido oxálico que elas contêm. As folhas e caules são as partes mais tóxicas da planta.

A ingestão pode causar sintomas como diarreia, náuseas, vômitos e queimação e inchaço da boca, garganta ou olhos ou ser fatal se ingerida em grandes quantidades.

Deixe um comentário