Quando usamos fertilizantes em nosso jardim, o que fazemos é fornecer nutrientes como potássio, fósforo e nitrogênio ao solo, para que as plantas cresçam adequadamente e tenham maior produtividade.
Entre os fertilizantes, temos os químicos, que são feitos artificialmente. Embora forneçam os nutrientes necessários, seu uso intensivo e desordenado pode ter consequências negativas para o solo e as plantas.
Outra variedade de fertilizantes são os orgânicos. Estes têm a vantagem de serem compostos por elementos naturais, por isso são ecológicos e também econômicos. A seguir, vou lhe dizer como fazer dois fertilizantes orgânicos que farão suas plantas darem muitos frutos.
1. Fertilizante à base de casca de banana
Podemos identificar a falta de potássio nas plantas quando as folhas ficam amarelas ou começam a enrolar. Este fertilizante fornece os nutrientes necessários para que as folhas e os frutos mantenham sua cor natural.
Os ingredientes de que precisamos são cinco cascas de banana, um litro e meio de água, uma panela média e uma garrafa.
A primeira coisa que devemos fazer é cortar as cascas de banana em pequenos pedaços. Em seguida, despejamos a água na panela, juntamos os pedaços de casca e colocamos a panela em fogo médio por quinze minutos, ou até vermos que a água ficou marrom devido ao efeito das cascas de banana.
Desligamos o fogo e deixamos o líquido esfriar. Depois, transferimos o conteúdo para a garrafa.
Quando queremos usar, temos que fazer uma proporção de uma parte de fertilizante para cinco partes de água. Aplicamos a infusão uma vez por semana. E quando as plantas estão floridas, podemos usar o fertilizante diretamente, a cada quinze dias.
Outra forma de usar esse fertilizante é enterrar alguns pedaços de casca no solo dos vasos. Eles fornecerão magnésio, potássio e outros nutrientes.
Uma vantagem desse fertilizante líquido é que a possibilidade de overdose é muito baixa, pois se degrada progressivamente. Uma desvantagem é que sua vida útil não é longa.
2. Fertilizante à base de casca de ovo
Para isso precisamos de 5 ou 6 conchas, dois litros de água, um liquidificador, uma colher, uma panela média e uma garrafa.
Colocamos as cascas dos ovos no liquidificador e batemos por alguns minutos. Com a colher mexemos um pouco para levantar os pedaços de casca que ficaram maiores e amassamos de novo até ficar um pó.
Se você não tiver um liquidificador, pode moer as cascas em um pilão. Quanto menor for, mais fácil será para se decompor no solo.
Como na casca da banana, vamos fazer uma infusão com as cascas dos ovos. Colocamos a água na panela e adicionamos as cascas. Assim que iniciar a fervura, deixamos por mais cinco minutos. Desligamos o fogo e deixamos a infusão esfriar.
Enchemos a garrafa com o líquido e ela está pronta para fertilizar nosso solo. Podemos adicionar um pouco da infusão quando regamos. As cascas de ovo contribuirão com magnésio, potássio e fósforo para o solo. Mas nem sempre é melhor, então sugiro que você mantenha as proporções da água e da casca dos ovos para não adicionar magnésio em excesso ao solo e às plantas.