Adversidade e infelicidade estão presentes na vida de todos nós. Ninguém escapa de momentos difíceis, nem mesmo aqueles que vemos como bem-sucedidos e vivendo uma vida dos sonhos.
Mas o mais surpreendente é quando encontramos celebridades que vêm de meios desfavorecidos e ao longo dos anos, o trabalho, comprometimento, resiliência e um pouco de sorte, conseguem chegar ao topo do mundo e superar o inimaginável.
Uma dessas pessoas é a renomada estilista Coco Chanel, cuja história é uma daquelas que devemos olhar com admiração e tomar como exemplo.
Coco Chanel, se chamava Gabrielle Chasnel e nasceu em 1883 em uma família muito pobre. Aos 12 anos, e foi deixada com suas irmãs em um orfanato.
Lá, ela aprende a costurar e quando faz 18 anos, entra em uma oficina como costureira.
No começo, ela não podia viver apenas disso e frequentava os cafés de Vichy, onde cantava e se apresentava.
Aos 25 anos, ele conhece Etienne Balsan, um inglês e homem rico que a ajuda em seus primórdios e o apresenta a quem foi o amor de sua vida, Arthur.
Coco Chanel está ligada à alta sociedade, graças a essas relações e começa a frequentar corridas de cavalos, onde ele observa que as mulheres, para respeitar os códigos sociais da moda, devem usar roupas desconfortáveis que aprisionam seus corpos.
Coco então procura seu próprio estilo e impõe novas criações elegantes que libertam os corpos das mulheres.
Durante a guerra e na ausência de tecidos, Coco começa a usar o Jersey que até então era reservado apenas para roupas íntimas.
Isso se torna um sucesso completo! E vai desde fabricar apenas chapéus para desenvolver uma gigantesca empresa que ao longo dos anos chegou a ter até 4000 funcionários.
Ela se tornou a primeira estilista a ter sua própria linha de perfumes, com a famosa “Chanel Nº5” e imposta na moda a cor preta, que até então era reservada apenas para o duelo de vestidos.
Já a essa altura, um designer consagrado, Coco Chanel, está instalado no exclusivo Hotel Ritz em Paris, onde vive até sua morte em janeiro de 1971, aos 87 anos.
Uma vida real de “montanha-russa”, na qual Coco, teve origens duras e que com decisão poderia reverter para se converter em um dos estilistas que até hoje em dia, montou um império gigantesco.
Vamos aprender mais sobre essa personalidade incrível e exigente consigo mesma, através de algumas de suas frases memoráveis.
1) Muitas preocupações desaparecem quando você decide ser “alguém” em vez de “alguma coisa”.
2) Uma mulher não precisa ser bonita, ela tem que acreditar que é.
3) Não perca tempo batendo em uma parede, na esperança de transformar em uma porta.
4) Durante a minha infância eu só queria ser amada. Todos os dias pensava em como tirar minha vida; embora, no fundo, eu já estivesse morta. Apenas o orgulho me salvou.
5) Se você está triste, coloque mais batom e ataque.
6) Eu não sou jovem, mas me sinto jovem. O dia em que me sentir velho, vou para a cama e lá ficarei. Eu sinto que a vida é algo maravilhoso.
7) Não há mulheres feias, mas mulheres que não sabem se arrumar.
8) Você pode ser linda aos trinta anos, encantadora aos quarenta anos e irresistível para o resto da vida.
9) Uma mulher que corta o cabelo está prestes a mudar sua vida.
10) A natureza lhe dá a cara que você tem aos vinte anos. Cabe a você merecer o rosto que você tem aos cinquenta anos.
11) Eu não entendo como uma mulher pode sair de casa sem se arrumar um pouco… nem que seja só para a educação.
12) Uma mulher sem perfume é uma mulher sem futuro.
13) Eu impus o preto. Ainda é uma cor forte hoje. O preto destrói tudo ao seu redor.
14) Se vista hoje como se conhecesse seu pior inimigo.
15) Uma mulher deve usar perfume onde quer ser beijada.
16) Se vista de maneira vulgar e lembre-se do vestido. Se vista elegantemente e lembre-se da mulher.
17) Encontre um homem que te ame, não se transforme em uma caçadora de homens. Se você realmente o perseguiu, ele deixará de ser um homem para se tornar uma raposa e, amanhã, abrirá um buraco e escapará.
18) Eu não me importo com o que você pensa de mim. Eu não penso em você em tudo.
19) Os homens sempre se lembram de uma mulher que lhes causou preocupação e desconforto.
20) As mulheres sempre foram fortes. Os homens procuram por elas como um travesseiro para descansar a cabeça. Eles sempre anseiam pela mãe que os teve quando crianças.
Que frase você gostou? Deixe seus comentários e compartilhe!