Preste muita atenção à comida que está alimentando seu cão. É melhor evitar do que ter um cachorro doente amanhã.
Embora devamos também dizer que esta lista é discutida por veterinários e especialistas, já que em alguns casos, as quantidades necessárias para envenenamento são geralmente muito grandes, dificilmente consumíveis por um cão.
Se está preocupado com a saúde do seu cão, não deixe de ler o artigo!
Alimentos que seu cachorro não deve comer:
- Chocolate
- Leite
- Queijo
- Cebola
- Alho
- Uvas
- Abacate
- Miolo da maçã
- Massa fermentada
- Café
- Nozes de macadâmia
- Xilitol
- Comida mofada
- Sal
- Álcool
- Ovos crus
- Sorvete
- Açúcar e doces
- Ossos pequenos
- Amêndoas
- Romã
1. Chocolate
O chocolate é um dos alimentos mais comuns que podem até matar um cão. Algumas substâncias presentes no cacau podem causar envenenamento de animais. O chocolate contém cafeína e teobromina, uma substância que pode causar grandes danos ao sistema nervoso dos cães. A teobromina também pode causar alergias, arritmias, convulsões e aumento da pressão arterial.
O chocolate amargo é o pior, porque tem um alto percentual de teobromina.
Se um cão comer um pedaço de chocolate, os principais sintomas podem ser vômitos, desidratação, dor ou nervosismo. Se isso acontecer, chame um veterinário imediatamente. Dependendo da quantidade consumida, o cão pode entrar em coma e morrer.
2. Leite
Os cães, como os humanos, podem ter intolerância à lactose, podemos dizer com segurança que a maioria dos cães é intolerante à lactose. Além da lactose, a gordura do leite de vaca pode causar diarreia nos animais.
Na idade adulta, eles não precisam de leite em sua dieta. O cão não possui a enzima responsável pela digestão da lactose. Beber leite pode causar diarreia, vômito e outros problemas gastrointestinais. Embora não seja letal, o leite pode contribuir para doenças futuras.
3. Queijo
Assim como o leite, seus derivados também são proibidos na dieta de cães. Esses alimentos gordurosos podem causar distúrbios gastrointestinais ou, em alguns casos, até pancreatite.
O problema do queijo é o mesmo do leite: açúcar. O queijo e outros laticínios podem causar gases, diarréia e vômitos, dependendo da quantidade ingerida.
4. Cebola
A cebola contém tiossulfato, que pode causar anemia em cães. A cebola pode danificar as células sanguíneas dos cães, o que pode deixá-los muito fracos. Se uma grande quantidade for consumida, o animal pode até precisar de uma transfusão de sangue.
5. Alho
Nunca dê comida picante ao seu cão. Como a cebola, o alho pode destruir as células vermelhas do sangue do animal. Quanto mais forte for o alho, mais tóxico será. Pertence à mesma família da cebola, mas o alho é mais forte, ou seja, o nível de toxidade é muito alto.
Os efeitos do alho não aparecerão imediatamente. Com o tempo, a urina do cão será de cor laranja a vermelho escuro. O alho pode causar anemia e insuficiência renal em alguns casos devido à perda de hemoglobina.
6. Uvas
As uvas podem ser muito tóxicas para os cães. Há casos em que o consumo de apenas 6 uvas causaria insuficiência renal aguda em cães. Os compostos químicos que causam envenenamento de animais pela ingestão de uvas ainda são desconhecidos.
Uvas e passas podem causar insuficiência renal aguda. Os sintomas variam entre os cães. Em geral, apresentam vômitos, diarréia e um estado letárgico. Os cães também estão ligeiramente desidratados e sem apetite. O animal pode morrer em 3 ou 4 dias.
7. Abacate
Uma substância tóxica chamada Persina pode ser encontrada nos abacates. Os efeitos causados por essa toxina podem variar. Os animais podem ter problemas gastrointestinais, dificuldade respiratória e muco no peito.
Embora muitos cães possam não ser gravemente afetados, eles podem causar problemas estomacais.
8. O miolo da maçã
A maioria das pessoas não come o miolo das maçãs. As sementes da maçã contêm cianeto, uma substância tóxica para os animais. Alguns dos sintomas devido à ingestão podem ser falta de ar, convulsões, hiperventilação, choque e até levar ao coma.
9. Massa fermentada
Mantenha o seu cão afastado de qualquer tipo de massa que contenha fermento. O fermento pode se expandir no estômago e nos intestinos, produzindo uma grande quantidade de gases prejudiciais ao sistema digestivo.
Isso causará problemas gastrointestinais, vômitos, desconforto abdominal e letargia.
10. Café
É difícil acreditar que alguém daria café a um cachorro, mas se acontecer, sabemos que a cafeína pode matar o animal. O café contém um estimulante chamado xantina metilada. Essa substância ataca o sistema nervoso, pode causar vômitos, agitação, acelera o coração e pode causar a morte de cães.
11. Nozes de macadâmia
As nozes não são saudáveis para os cães devido ao seu alto teor de fósforo, que pode causar cálculos na bexiga. As nozes são venenosas para os cães, assim como as nozes de macadâmia.
Comer até mesmo algumas nozes de macadâmia pode ser prejudicial, causando vômitos, dores musculares, inchaço nas articulações e fraqueza geral. Os cães que comeram macadâmias podem apresentar hipotermia, tonturas, problemas de coordenação, tremores e febre alta.
12. Xilitol
O xilitol é um adoçante usado em chicletes e balas sem açúcar, adicionado a produtos assados sem açúcar. Produtos que contêm xilitol são proibidos para cães.
Os sintomas de envenenamento por xilitol incluem vômito, letargia, perda de coordenação, comportamento errático, desorientação e convulsões. Comer doces, chicletes feitos com xilitol pode causar uma queda acentuada nos níveis de açúcar no sangue, resultando em insuficiência hepática.
13. Alimentos mofados
Os cães são instintivamente atraídos para o lixo, mas isso pode ser muito perigoso se houver comida estragada ou mofada ao redor. Diferentes tipos de fungos podem ser desastrosos para o estômago do seu cão, portanto, certifique-se de que o seu cão não entre em contato com eles.
14. Sal
Evite dar ao seu cão comida rica em sal. O excesso de sal pode ser muito perigoso para a saúde e pode incluir convulsões e vômitos.
15. Álcool
Ninguém vai dar álcool ao seu cão conscientemente, mas se o cão entrar em contato com o álcool por qualquer motivo, isso pode afetá-lo da mesma forma que afeta os humanos, só que com muito mais intensidade. Isso pode danificar o sistema nervoso e até matar.
16. Ovos crus
Ovos crus podem causar intoxicação por Salmonella em pessoas e cães, então não há razão para dá-los ao seu animal de estimação!
17. Sorvete
Como isso pode acontecer conosco, mesmo nossos cães podem sofrer de intolerância à lactose. Mas, mesmo que seu cão não tenha esse problema, oferecer um pouco de sorvete para experimentar não é uma boa ideia, porque ele pode não recusar.
Além disso, o sorvete contém muito açúcar e pode contribuir para o excesso de peso do seu amigo de quatro patas, causando diabetes.
18. Açúcar e doces.
Açúcar e doces podem ser prejudiciais à nossa saúde e aos nossos cães. Um cachorro na selva nunca comeria doce. Os possíveis riscos estão relacionados à cárie dentária, diabetes e ganho de peso.
É sempre melhor escolher alternativas sem açúcar para nossos cães. Os doces que são vendidos sem açúcar contêm xilitol, que pode causar danos ao fígado, com sérias consequências.
19. Ossos pequenos.
Os cães estão sempre ansiosos para roer um osso, mas preste atenção especial aos ossos pequenos. Ossos menores, na verdade, podem causar problemas respiratórios e digestivos. Os cães correm o risco de asfixia e lesões no sistema digestivo. Tente evitar ossos pequenos para proteger sua saúde.
20. Amêndoas.
Embora sejam os alimentos com menos consequências negativas para a saúde, não é recomendado alimentar cães com amêndoas. Seu sistema digestivo não consegue lidar com amêndoas ou similares.
21. Romã.
Este superalimento para pessoas não é para cães. A romã tem sementes difíceis de digerir para os cães. Isso pode causar vômitos e dor de estômago.