Com certeza um dos alimentos mais consumidos em sua casa, são as cebolas, muito valorizadas.
Na arte culinária, elas são o principal elemento para acompanhar molhos, coberturas e qualquer carne que você faça no forno ou em outro cozimento. As cebolas caramelizadas, hoje estão presentes em diversos pratos e são realmente deliciosas.
Portanto, será várias vezes por semana que você se dedicará a descascá-las e provavelmente jogará as cascas fora. Mas, neste artigo vamos ensinar que as cascas são excelentes fertilizantes e ajudam no controle de pragas com sucesso, entre outras várias características.
1. O melhor composto
Se você misturar as cascas das cebolas com solo argiloso, terá o melhor composto para as plantações. Mas, se o seu caso é que você mora em um apartamento, você também pode usar, bastando colocar as cascas na água por uma noite inteira. Em seguida, você começa a coar e usar essa água para regar suas plantas.
A casca da cebola tem um efeito favorável no sistema radicular das plantas. Acelera a formação de raízes e também tem um efeito imunoestimulante.
2. Uma infusão para pulverizar plantas
Esta infusão é ideal para borrifar plantas como tomate, cenoura, rabanete, batata e repolho. Se por acaso forem atacadas por outras pragas, com essa infusão que você vai borrifar essas espécies à noite, elas vão sair imediatamente daquelas plantas tratadas.
3. Cada praga tem seu tratamento
Para pulgões, recomendamos pulverizar a planta atacada uma vez por semana durante todo o mês.
Se a sua praga são os ácaros, o tratamento deve ser mais extenso e, assim, você pulverizar as plantas fedorentas uma vez por semana e durante dois meses.
Se as suas plantas são de estufas, esta infusão é ideal para repelir mosquitos, pulgas e pulgões.
Se não preparar a infusão, pode-se usar as cascas secas e triturá-las bem, e depois enterrá-las ao redor das plantas, evitando assim a aproximação de uma variedade de pragas.
Maneiras de preparar a infusão:
Cada infusão que você preparar deverá ser usada no mesmo dia em que for feita, caso contrário, perderá suas propriedades.
Receita 1:
- Reúna 1/4 das cascas de cebola.
- Coloque em uma tigela com 2 litros de água morna.
- Deixe descansar por pelo menos dois dias.
- Adicione o sabonete líquido para que ao pulverizar tenha maior aderência às plantas.
- Antes de começar a despejar sobre as plantas, dilua novamente com água na proporção de um para dois.
Receita 2:
- Para esta receita você deve reunir pelo menos um quilo de cascas.
- Você vai continuar a misturar em 10 litros de água morna.
- Você vai deixar descansar por algumas horas.
- Agora você vai coar e pulverizar imediatamente as plantas que apresentam pragas.
É claro que as cascas de cebola não só podem ser utilizadas como composto, fertilizante ou combate a pragas, mas também na culinária em sopas ou ensopados, aos quais darão um sabor muito mais atraente e rico.