Com o grande número de conselhos de educação que nos bombardeiam todos os dias, é difícil saber qual deles temos de seguir e às vezes nos tornamos uma verdadeira bagunça com todas as informações que temos e que realmente não sabemos.
Embora nem tudo seja tão complicado quanto parece. De acordo com vários estudos, existem quatro dicas básicas que nos ajudarão a ter filhos felizes, saudáveis e inteligentes. Confira:
1- Trabalhe seu desenvolvimento pessoal
Pais felizes deixam seus filhos felizes. Simples!
Existe uma ligação “substancial” entre mães deprimidas e os comportamentos negativos das crianças.
A depressão dos pais realmente parece causar problemas comportamentais nas crianças: também torna nossa educação menos eficaz. E não, genética não tem nada a ver com esse aspecto.
É claro que crianças felizes e otimistas são o produto de lares felizes e otimistas, independentemente da composição genética.
2- Autonomia
No longo prazo, permitir que as crianças tomem suas próprias decisões pode afetar sua maneira de lidar com a vida no futuro.
Se os pais tomarem as menores decisões sobre todos os aspectos da vida de seus filhos, as crianças nunca aprenderão a lidar com a resolução de conflitos por conta própria.
Cientistas da Universidade da Califórnia e de outras universidades ao redor do mundo descobriram que as crianças que planejam sua vida, metas semanais e avaliam o seu próprio trabalho desenvolvem seu córtex pré-frontal e outras partes de seu cérebro que ajudam a exercer maior controle cognitivo em suas vidas.
3- Comunicação
O momento perfeito para se comunicar com seus filhos é durante o jantar. O mais impressionante é que os pais ocupam dois terços do diálogo a cada dez minutos. E isso é um problema.
Assim, o primeiro objetivo é mudar essa tendência de monopolizar a conversa e deixar as crianças falarem mais.
Também é recomendável usar esse tempo para ensinar uma nova palavra. A evidência mostra que um dos maiores determinantes do sucesso na escola está relacionado ao tamanho do vocabulário.
4- Comunidade
Dez é o número perfeito de amigos que você deve ter em seu círculo de amigos. Também é importante que as crianças tenham mais do que apenas seus irmãos e pais em sua comunidade.
Estudos realizados com meninos e meninas descobriram que a presença de um adulto que não é seu parente e é confiável aumenta a sensação de apoio e a satisfação de suas vidas em mais de trinta por cento.
Mais importante é a influência positiva que os avós têm nas crianças. Estudos mostram que, quando os avós estão envolvidos na educação, as crianças são mais sociáveis, obtêm melhores notas na escola e são mais propensas a se preocupar com os outros.