Os pais estarão sempre ao nosso lado para cuidar de nós e nos ensinar sua visão de vida. Podemos aprender grandes coisas com eles. Eles representam um herói quando somos crianças e se tornam amigos quando crescemos. Os pais são nossos mentores e aliados.
Muitas vezes são fortes e protetores. É por isso que às vezes é difícil sabermos o que eles estão sentindo ou como estão. Devemos ser tão cuidadosos com eles quanto com nossas mães. Esteja atento ao que lhes dizemos e ao que fazemos para não os causar mal.
1. “Antes era mais divertido”
Se há uma coisa que não devemos contar aos nossos pais, é que ficamos entediados com eles. Isso pode ser verdade e que o tempo conseguiu mudar os gostos que temos ou a forma como nos divertimos. Muitas vezes é mais conveniente encontrar uma atividade ou hobby que vocês dois possam desfrutar.
Embora seja saudável aceitar que crescemos e que as coisas mudaram, devemos ter cuidado ao expressá-lo. É importante lembrar que a diversão não depende apenas do nosso pai. Também é nossa responsabilidade ver o que podemos compartilhar com ele.
Lembre-se de que seu pai ficará feliz em passar um tempo com você, mesmo que você não compartilhe dos mesmos gostos.
2. “Não se meta nos meus negócios”
Nossos pais sempre se preocuparam com nosso bem-estar, independentemente da nossa idade. Muitas vezes podemos sentir que eles estão interferindo em nossas decisões ou problemas, mas a realidade é que eles estão interessados em nos ajudar.
Não devemos reagir mal a esta tentativa de colaboração que eles nos oferecem. Eles podem querer nos dar um abraço, um gesto de afeto ou um ato de ternura e são rejeitados porque nos recusamos a recebê-lo.
Quando nossos pais veem que temos um conflito ou sabem que devemos tomar decisões imediatamente, seu instinto indica que eles devem nos ajudar. É verdade que às vezes não queremos ouvir seus conselhos, mas é importante entender que o fazem por amor que têm por nós e com o desejo de compartilhar conosco sua experiência.
3. “É difícil pra você entender”
Quando o tempo passa e nossos pais crescem, pode ser um pouco mais difícil para eles acompanhar as mudanças na moda, nos costumes, nos avanços tecnológicos ou nos novos estilos de vida. Além de que isso aconteça com eles, se quisermos protegê-los, é importante não fazermos essas coisas a eles.
Muitas vezes é difícil mudar ou se acostumar com as novas tendências, mesmo para nós. É conveniente que nos coloquemos no lugar de nossos pais e percebamos que é preciso paciência para compreendê-los. Vamos tratar nossos pais com carinho. Se descobrirmos o que eles não entendem, podemos explicar de maneira mais simples.
4. “Com você eu perco minha paciência”
À medida que crescemos, podemos nos tornar mais impacientes e intolerantes com algumas situações. Isso geralmente ocorre em alguns relacionamentos entre pais e filhos, nos quais é difícil manter a calma. Se seu pai o faz perder a paciência, respire fundo e tente analisar a situação com calma. Talvez possamos magoá-los ao expressar que nos fazem perder a tolerância.
É preciso lembrar que houve um tempo em que nossos pais nos criaram e eram pacientes conosco. Eles nos ensinaram coisas que conhecíamos uns aos outros, nos mostraram o que era certo e o que era errado. Devemos pensar que hoje as coisas mudaram e somos nós que devemos ter paciência com eles.