Frequentemente nos vemos pensando em situações que possam colocar a nossa vida em risco. Entre acidentes, venenos, substâncias químicas, armas e outros, a gama de possibilidades é infinita e nem mesmo vivendo centenas de anos poderíamos pensar em tudo que pode nos acontecer.
Que existem muitas coisas que podem ser fatais para os seres humanos, é verdade, mas, você faz ideia de que já pode ter comido algum dos alimentos que podem ser fatais para você?
Hoje vamos apresentar 5 deles e contar um pouco sobre o que eles podem fazer com o seu organismo. Confira:
1. Carambola
A carambola é o fruto da caramboleira, árvore genuína da Índia, mas, que desde 1817 foi também trazida para o Brasil.
Esse fruto possui uma grande quantidade de vitaminas e nutrientes, porém, pode ser fatal paras as pessoas que possuem insuficiência renal.
Isso se dá pelo fato de a fruta ter uma substância chamada caramboxina, que não consegue ser filtrada pelos rins doentes. Caso ingerida por pessoas que sofram dessa doença, pode ocasionar vômitos, confusão mental, crises convulsivas e chegar até mesmo a causar a morte.
2. Ackee
Essa fruta cultivada mais na região da África e Caribe, pertence a mesma família do nosso famoso guaraná. Contudo, se trata de uma fruta com alto teor tóxico e que possui maneiras certas de ser consumido.
A fruta pode ser fatal se consumida sem estar madura, assim, seu consumo se resume apenas quando há o seu amadurecimento. Nas regiões em que é cultivada é muito utilizado em doces e bolos, devido ao sabor semelhante com nozes.
3. Mandioca
A popular mandioca ou como é chamada em outros locais, aipim, é um alimento muito utilizado na culinária brasileira, em suas diversas formas. Mas, o que muitos não sabem é que esse alimento é tóxico, e tem que ser bem preparada para não ser letal para quem os consume.
A mandioca costuma ser processada e vendida além de sua forma natural, como goma, a qual se utiliza para inúmeros pratos. É indicado que seu uso seja bem cozido, a fim de diminuir as toxicidades presentes nesse alimento.
4. Lagocephalus
Esse peixe habitante do Oceano Indico é pertencente a mesma família que o baiacu, e possui características semelhantes em relação ao seu veneno. Assim como seu primo, o peixe cabeça de lebre possui em sua pele e órgãos um veneno altamente prejudicial.
Seu preparo deve ser feito muito atentamente e retirando todas partes que podem conter veneno, e sua carne é muito saborosa e apreciada.
As pessoas que ingerem por algum descuido o veneno podem sofrer dificuldades respiratórias, paralisia muscular, problemas de circulação e em seguida até mesmo a morte.
5. Rã Touro Africana
Essa rã originaria da Namíbia e alguns outros países africanos, é bastante consumida por seus nativos, mas, contém em si substâncias que podem ser altamente prejudiciais para os seres humanos.
Seu consumo é geralmente realizado após o ato de acasalamento, e caso consumida antes disso ou sem o preparo adequado pode levar a graves problemas renais.
Agora que vocês conhecem um pouco mais sobre esses alimentos, dá uma fugidinha sempre que poder deles, afinal, é bom viver mais um pouquinho, não?!
e toxco toda mandioca ou…. temos a cacau amaarela e ou branca e a brava que usam para goma e farinha.
Foto da rã touro africana não aparece.