A comunicação é a base de qualquer relacionamento saudável e frutífero. Ainda mais se for uma relação filial, já que um dos destinatários é especialmente sensível e, mesmo que não o saibamos, a forma como nos comunicamos com ele influencia a sua forma de nos ver e de aceitar as nossas “condições”.
É difícil descobrir a chave para se comunicar de forma eficaz e correta com nossos filhos. Portanto, deixamos para vocês os erros mais comuns que os pais costumam cometer.
Erros que explicam por que seu filho não está prestando atenção em você:
1. “Você fala gritando”
Sabemos que é difícil manter a calma quando se trata de um pequeno terremoto que não entende as normas ou regras. Mas é necessário aprender a corrigir seus maus hábitos sem gerar outros padrões de comportamento negativos.
2. “Fica quieto”
Em geral, entre o mundo das crianças e dos adultos existe um abismo de diferenças classificadas em contas e trabalho. No mundo adulto, a imaginação é superestimada. Mas seu filho ainda não tem ideia de tudo isso.
Sem perceber, quando ridicularizamos a opinião de uma criança ou simplesmente não damos a ela a atenção que ela merece, estamos sugerindo que suas opiniões não têm valor. Prejudicamos sua autoestima.
Lembre-se de que o cérebro do mais safado da casa absorve tudo, tanto o bom quanto o mau. É o momento perfeito para ensinar seu filho a reforçar sua autoestima e não a rebaixá-la.
3. “Sai daqui, não quero falar com você”
As conversas que costumamos ter com os mais inquietos da casa são baseadas em jogos e risos. Mas seu filho também precisa que você o escute e o integre ao seu mundo.
Obviamente você não vai apresentar a ele os problemas da casa, mas pode começar a perguntar sobre suas rotinas, seus gostos…
4. “Tá feio”
É normal que você nem sempre tenha tempo para conversar com seu filho ou ouvir tudo o que ele tem a lhe dizer.
Sabemos que crianças podem ser muito cansativas, mas se ao invés de ignorá-las você explicar que naquele momento não pode atendê-las, a comunicação será mais eficaz.
5. “Você fala muito”
Quando repreendemos, tendemos a não querer parar de falar e, quando se trata de um sermão entre pais e filhos, a conversa pode ser interminável.
Você deve ter em mente que não está falando com um adulto. Seja conciso e claro. Trata-se de que assimile as informações que você está enviando, senão nem vai prestar atenção em você.
Você tem uma boa comunicação com seus filhos? E com seus pais?