Julianasoares

5 Dicas para evitar a poluição do ar da sua casa

A cada dia ficamos mais conscientes dos problemas que ocorrem em nosso ambiente e também do que devemos fazer para evitá-los. Procuramos reciclar, evitamos o plástico descartável e tomamos cuidado para não deixar nenhum resíduo de nossa passagem pelo planeta. 

Apesar disso, há um fator que podemos não estar considerando: o ar interno poluído. Passamos muito tempo dentro de casa, por isso devemos tomar cuidado especial para manter o ar limpo em nossas casas e escritórios.

Mas, como saber se o ar da sua casa está poluído? O primeiro passo é conhecer os fatores que podem estar a corromper o ambiente destes espaços interiores, mas acima de tudo, aprender a evitá-los. 

É extremamente importante que você reserve um tempo para considerar essas informações, pois o ar poluído acarreta riscos à saúde a longo prazo.

5 Dicas para evitar a poluição do ar em sua casa ou escritório:

1. Evite compostos orgânicos voláteis

Compostos orgânicos voláteis, também conhecidos como COVs, são agentes liberados de móveis, lençóis, fragrâncias e até mesmo de produtos de limpeza que você usa para limpar. 

Altas concentrações de VOCs têm efeitos prejudiciais à saúde física. Se você tem irritação constante nos olhos ou na garganta, ou fortes dores de cabeça, isso pode estar relacionado a esses compostos, conforme indicado neste estudo.

Como evitar? A solução é simples. Apenas preste atenção aos tipos de produtos que você compra e evite aqueles que contenham acetona, formaldeído e benzeno. Verifique os ingredientes nos rótulos antes de comprar. 

Se é inevitável que você adquira um produto com esses produtos químicos, uma forma de resolver é armazená-lo em um espaço aberto, como o seu jardim. Além disso, certifique-se de ventilar bem a área onde vai usá-los.

2. Cuidado com a poeira e ácaros

Se você vive espirrando ou tossindo, é provável que sua casa precise de uma boa limpeza. A poeira é um componente que, quando acumulado, torna-se o habitat perfeito para os ácaros.

Esses seres são tão pequenos que só podem ser vistos através de um microscópio, mas com certeza são os principais culpados por suas alergias. Vivem em ambientes úmidos e quentes, por isso regular a temperatura da sua casa e mantê-la sem pó é a melhor forma de evitar que se acumulem. 

3. Monitore os níveis de dióxido de carbono no ar

Você sabe exatamente o que é dióxido de carbono, especialmente se você mora em uma cidade grande. Este composto totalmente natural é responsável pela poluição do ar quando se acumula em grandes quantidades.

Há momentos em que contingências ambientais nos impedem de sair de casa, tudo para evitar respirar, mas como ter certeza de que não está dentro de sua casa?

Como o dióxido de carbono é incolor e inodoro, é impossível medir a olho nu. Quando você sabe que a qualidade do ar fora de sua casa ou escritório é ruim, é melhor manter as portas e janelas fechadas para evitar o contato com ele. 

Se o ambiente onde você mora tem baixa poluição do ar, a solução é o inverso: mantenha sua casa sempre bem ventilada. 

4. Ajustar a temperatura

A temperatura tem muito a ver com a qualidade do ar, e isso se explica pelo que mencionamos no ponto anterior. Os ácaros preferem habitats úmidos, e os produtos químicos que você usa são liberados mais rapidamente quando o ambiente é mais quente. 

Se você mora em um local com altas temperaturas, é uma boa ideia ventilar o máximo possível ou investir em um ar condicionado.

5. Elimine a umidade

Da mesma forma que a temperatura afeta o ar que você respira, a umidade também é um fator prejudicial. Quando os níveis de umidade aumentam, é mais provável que se desenvolvam mofo e bolor, especialmente nas partes mais escuras de sua casa.

Além disso, a umidade também é responsável pelo cheiro ruim das roupas que guarda no armário ou que tira da máquina de lavar.

A melhor forma de reduzir ao máximo é comprando um desumidificador, aparelho que reduz os níveis de umidade no ambiente.

Deixe um comentário