Julianasoares

5 Erros que os pais devem evitar para não ter filhos mimados

Sem dúvida, ter filhos é um dos acontecimentos mais gratificantes que existe. No entanto, este trabalho também traz consigo muitos desafios. A maioria de nós, pais, deseja dar aos nossos filhos uma boa educação. De maneira nenhuma queremos ter filhos mimados; infelizmente, às vezes cometemos erros que resultam nisso.

Para evitar crianças mimadas, é necessário analisarmos e mudar certas atitudes que nós mesmos desenvolvemos. Hoje, vamos mostrar 5 dicas para educar bem nossos filhos.

Crianças mimadas: 5 erros comuns que os pais cometem

1. Justificar os comportamentos inadequados das crianças

Este é um dos erros mais comuns. Os pais costumam expressar frases que justificam as atitudes negativas de seus filhos, algumas delas são “é apenas uma criança” e “as crianças são assim mesmo.” Quando os pais se expressam dessa maneira, os filhos se sentem livres para continuar repetindo comportamentos inadequados.

É necessário mudar as frases e dizer coisas como: “Eu sei que você pode se comportar melhor”, “Preciso que você colabore”, etc.

2. Fazer tudo o que a criança quer

O ritmo de vida atual obriga os pais a trabalhar fora de casa 8 horas ou mais por dia.

Essa situação gera um sentimento de culpa que muitos pais tentam silenciar fazendo tudo o que o filho exige. O que eles não sabem é que, na maioria dos casos, essas demandas nada mais são do que um alerta de seus filhos.

3. Ter medo das crianças

Parece engraçado, mas muitos pais têm medo dos seus filhos próprios filhos. Eles temem um acesso de raiva, cenas de birra, temem que não irão comer sua comida, que os farão passar vergonha em público, etc. Devemos presumir que somos nós, e não as crianças, que têm autoridade.

4. Superproteção da criança

Às vezes, os pais atendem às necessidades dos filhos antes mesmo de eles aparecerem. Quando as crianças não aprendem como ficar entediadas, resolver seus problemas, experimentar e testar suas habilidades, isso as transformará em adultos temperamentais e irritáveis, que não conseguem controlar seus sentimentos e emoções.

5. Não permitir que outros o repreendam

Esse erro é muito prejudicial, principalmente na idade escolar, devemos ensinar nossos filhos a respeitar os adultos. Se não estivermos presentes, os avós, os professores, a babá são a autoridade. Eles precisam saber que quem está no comando também zela por sua proteção e segurança.

Deixe um comentário