Julianasoares

5 Frases que você não deve usar ao falar com seus filhos

Todos nós cometemos erros ao longo de nosso aprendizado como pais e, para a mente de uma criança, as palavras de seus pais são muito significativas e poderosas. Os pais são seus tutores, zeladores e criadores. Por esse motivo, o que os pais fazem e como se comportam é uma parte crucial de seu aprendizado.

É normal que no nosso trabalho de sermos pais nem sempre sejamos exemplo, seria algo impossível ou que só se vê no cinema, mas há certas frases que seria prudente evitar falar aos filhos.

5 Frases que você não deve usar ao falar com seus filhos

Aqui estão algumas frases que seria melhor remover do seu vocabulário ao se comunicar com seus filhos, especialmente porque as palavras podem se tornar decretos que eles carregam como uma bandeira por toda a vida.

1. “Você é um merd#”

Pode ser a pior coisa que uma criança pode ouvir, especialmente quando você é a inspiração dela e na maioria das vezes ela está tentando ser aprovada por você.

Desta forma, a criança está sendo colocada em uma jornada sem fim, buscando a aprovação do mundo exterior. Em vez de corrigir seus erros, você está reforçando sua fraqueza e mostrando que elas são inúteis. 

Em vez de dizer essa frase irresponsável, você pode dizer: ‘Você vai fazer melhor da próxima vez‘, ou ‘Ninguém é perfeito‘, ou ‘Pode ser feito melhor e de outra maneira‘.

2. “Pare de chorar agora”

Quando uma criança faz algo pelo qual sabe que será punida, começa a chorar. Essa é a emoção deles, embora não haja motivo para chorar. Todos têm o direito de expressar o que sente. Ao interromper esse processo, a criança reprime suas emoções

Em vez disso, o que você pode fazer é abraçar e explicar que o que ele fez não é correto, mas ele já é grande e pode mostrar como se sente ou expressar de outras formas, além de chorar, ao invés de reprimir os sentimentos, lhe dê mais possibilidades para expressar suas emoções.

3. “Estou decepcionado com você”

Essa frase nunca será uma frase construtiva ou recomendada, você pode se decepcionar com muitas pessoas, mas nunca deve sentir isso por seu próprio filho, porque você está lá para guiá-lo no caminho certo. 

O que você deve fazer, em vez de dizer esse tipo de frase, é apontar o que eles fizeram de errado e ensinar ou explicar quais são as diferentes maneiras de melhorar isso.

4. “Você não é bom o suficiente”

Isso mostra à criança uma imagem restrita de si mesma, o que implica que falta algo para que seja quem ela quer ser ou alcance o que deseja. 

Eles são bons o suficiente para serem eles mesmos. Nesse caso, se a criança não responde a algo, primeiro você deve superar suas próprias barreiras sobre o que você acha que é ideal e, em segundo lugar, você deve melhorar como pai, na educação, os pais são aqueles que devem ser bons o suficiente se quiserem ver o bem em seus filhos.

5. “Garotos fortes não têm medo”

Desta forma, você os está forçando a rejeitar o que realmente sentem. O medo não é uma coisa ruim, é um mecanismo para ter mais cuidado com alguma coisa.

Diga que não devem fugir do medo, mas sim enfrentar tudo o que temem e aprender com isso. Diga a eles que não há problema em ficar com medo porque todos nós às vezes ficamos assustados. Os incentive a fazerem a coisa certa, mesmo que fiquem com medo, porque são capazes.

Deixe um comentário