Seja para economizar dinheiro ou por conveniência, muitas famílias têm o hábito de compartilhar alguns itens de higiene entre os diferentes membros da família; sem saber que podem colocar em risco a sua saúde e a sua aparência.
A higiene se refere ao conjunto de práticas e comportamentos que visam à manutenção de condições de limpeza e higiene que favoreçam saúde e, portanto, é dividido em: higiene corporal e mental.
O uso do banheiro é fundamental e o compartilhamento de itens de higiene podem parecer inocentes, no entanto, compartilhar alguns itens pode enfraquecer seu sistema imunológico ou prejudicar sua beleza. É por isso que lhe dizemos os artigos de higiene que não devem ser emprestados a ninguém! Confira!
1. Barra de sabão.
Um estudo da Universidade da Flórida afirma que as pessoas que compartilham este produto têm maior probabilidade de ter infecções recorrentes por estafilococos resistentes a antibióticos. Portanto, é aconselhável usar sabonete líquido.
2. Desodorante com contato direto na pele.
Não eliminam as bactérias que geram o mau cheiro, apenas as aromatizam. A pesquisa da Clínica Mayo observa que, embora eles não causem infecção, você pode transferir células da pele e partículas de cabelo de uma axila para outra enquanto compartilha esse item.
3. Lâmina de barbear.
Pode contribuir para a transmissão da hepatite B, C e HIV. De acordo com a dermatologista Bethanee J. Schlosser, diretora do Programa de Saúde da Pele da Mulher, fungos e bactérias podem ser transmitidos por lâminas de barbear. Cada membro da família deve ter a sua própria lâmina.
4. Toalhas.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, é possível espalhar infecções diversas compartilhando toalhas (especialmente se estiverem úmidas).
5. Cortador de unhas.
Eles podem representar um risco de transmissão de infecções – especialmente vírus transmitidos pelo sangue, se você cortar acidentalmente a pele. Ao utilizar o cortador de unhas de outra pessoa sempre desinfecte com álcool 70%
É possível que compartilhar esses itens de higiene seja uma economia, mas a longo prazo eles podem expor sua saúde a situações desagradáveis ou econômicas. Cuidado!