As mães sempre se preocupam com nossos filhos porque querem que eles sejam felizes, que cumpram seus objetivos, que alcancem seus sonhos, que se encontrem e sejam capazes de fazer o que quiserem.
Estar sempre ao seu lado para acompanha-los, apoiar, motivar, protegê-los e amá-los. Mas existem alguns medos e inseguranças que também temos ao pensar na nossa maternidade, nos nossos filhos amados que nunca lhes contamos porque não queremos incomodar ou transmitir-lhes energias negativas.
Neste artigo, vamos mencionar alguns desses medos que geralmente escondemos de nossos filhos por causa deles, para protegê-los e transmitir apenas o melhor.
1. Medo que ele não nos ame
Os medos que as mães encerram em si são muitos e diversos, mas começaremos pelo mais clássico e comum e é este que tem a ver com o amor. A mãe muitas vezes tem medo de que seu filho não a ame do jeito que ela o ama.
É natural que os pais amem os filhos mais do que amam a si mesmos, porque a conexão que sentimos por eles é infinita. Mas não se preocupe, o amor que ele tem por você será correspondido pelo amor que você lhe der. Se você o trata bem, você lhe dá amor, você lhe dá liberdade, você o acompanha, você o respeita e o ama, porque ele vai retribuir o mesmo com você.
2. Medo de que algo ruim aconteça com ele
Esse medo é muito comum e é algo um pouco inevitável, é até algo que se estende a todas as pessoas ao nosso redor e que valorizamos, mas é um medo que tentamos não transmitir aos nossos filhos porque está relacionado à confiança que nós temos neles.
Quando educamos nossos filhos com todo o nosso potencial, amor e dedicação, procuramos dar-lhes ferramentas para resolver tudo o que enfrentam na vida. É por isso que devemos ter calma sobre isso e confiar que nada de ruim vai acontecer com eles, porque eles têm a capacidade de resolver com tudo o que lhes ensinamos.
3. Medo de ser machucado
O medo de que alguém machuque seu filho também é inevitável e, infelizmente acontecerá. Mas não é algo infeliz para ele, porque esta é a única maneira de aprender que nós, humanos, aprendemos.
Amor, amizade, trabalho e muito mais irão decepcionar, frustrar e gerar desamparo e tristeza em muitos casos. Mas não fique mal, com tudo isso ele vai aprender e se levantar. E você sempre estará lá para abraçá-lo e ajudá-lo a seguir em frente.
4. Medo de que ele seja uma pessoa má
As pessoas são complexas e diversas, são diferentes umas das outras e por isso são únicas e muito especiais. Todos têm diferentes convicções morais e conceitos sobre o que é certo e o que é errado.
É por isso que ao longo da vida do seu filho você se empenhou em criá-lo da melhor maneira, incutindo nele os valores que mais gosta, o que você acha que é correto e o que você acha que ele precisa para ser uma pessoa correta e boa. Então não tenha medo, tente dar a ele o melhor que você tem e acredita, para que ele receba e possa reproduzir.
5. Medo de que ele não irá realizar seus sonhos
Muitos de nós vivemos sonhando e tentando realizar aqueles desejos que temos e que nos motivam dia após dia a viver e buscar a felicidade. E seu filho não será exceção à regra, porque ele vai querer algo que o motive e pelo qual ele vai querer ir atrás.
É possível que no caminho de seus sonhos você cometa erros, se frustre, caia, se decepcione, se canse, grite, chore e sofra. Mas não se preocupe mulher, pois isso faz parte do processo natural da vida e lembre-se que você estará ao seu lado sempre que ele quiser.
Você sempre pode acompanhá-lo e ajudá-lo a se levantar, motivá-lo mais uma vez e tentar fazer acontecer.