Julianasoares

5 Objetos da sua casa que estão acumulando bactérias e você nem sabe

Embora seja um local de refúgio, descanso e paz, a casa também pode ser uma importante fonte de bactérias, embora muitas vezes não saibamos. Para isso, é importante saber quais são os objetos que temos em casa e que acumulam bactérias e sujeira. Desta forma, podemos evitar imprevistos e manter nossa casa limpa e bem cuidada. A limpeza em casa é um dos fatores mais importantes para o nosso bem-estar.

Quais objetos acumulam mais bactérias?

É difícil de acreditar, mas no século 21 ainda estamos cercados por objetos que acumulam um grande número de bactérias e são potencialmente perigosos para a saúde. Mas, sem dúvida, você ficará surpreso ao saber que muitos desses objetos estão dentro de sua casa e que requerem uma limpeza cuidadosa em uma base regular.

1. Esponjas

As esponjas de banho e de lavar a louça são uma importante fonte de bactérias e sujeira em nossa casa, se não forem trocadas periodicamente. As esponjas são particularmente suscetíveis ao crescimento de bactérias porque nelas se acumula grande quantidade de sujeira e umidade, ou seja, o criadouro perfeito para esses bichinhos microscópicos.

Portanto, os especialistas recomendam trocar todas as esponjas todas as semanas, ou na sua falta, lavar todas as esponjas em uma mistura de água sanitária (10% e 90% respectivamente) e usar apenas na cozinha ou para limpar o banheiro. 

2. Lençóis

A coisa tradicional que quase todos nós aprendemos desde a infância, é que os lençóis das camas devem ser trocados uma vez por semana. E os especialistas concordam cem por cento com essa recomendação. 

Não apenas os lençóis, mas lavar as toalhas de banho também podem impedir a propagação de bactérias. Mas, só lavando os lençóis uma vez por semana, poderemos eliminar as células mortas da pele, os restos de creme e em geral, a sujeira que levamos para a cama todas as noites, e que gera um acúmulo significativo de bactérias na cama.

3. Vaso sanitário

Embora seja um dos espaços da casa que tem a pior reputação em relação à sujeira e bactérias que se acumulam nela, deve-se reconhecer que se for limpo diariamente pode ser evitado. 

Na verdade, limpar o banheiro a cada dois dias é mais do que suficiente, embora o que devemos tentar é fechar bem a tampa toda vez que dermos a descarga, para evitar a proliferação de bactérias que podem saltar para o ar.

4. Box do banheiro ou cortinas do banheiro

Assim como as esponjas, as cortinas e o box também são objetos que estão em contato permanente com a umidade e podem levar à proliferação de bactérias. Por este motivo, é aconselhável lavar semanalmente ou quinzenalmente. Da mesma forma, é aconselhável adicionar um copo de bicarbonato à máquina de lavar para garantir uma limpeza perfeita.

5. Maçanetas

Entrar e sair das divisões da casa várias vezes ao dia é uma realidade comum em todas as casas e, ao fazer isso, as maçanetas são a primeira parte que tocamos nossas mãos.

Portanto, uma recomendação saudável é limpar as maçanetas todas as semanas, pois são uma fonte muito importante de disseminação de bactérias, pois é onde se acumula a sujeira que cada pessoa carrega nas mãos.

Deixe um comentário