Etiqueta é o conjunto de regras que cada cultura apoia como educação quando se trata de sentar à mesa e comer. Estes podem ser muito diversos e curiosos.
Neste artigo, mostraremos a você a educação na mesa e o que você deve fazer e o que não deve fazer no momento de se sentar para comer.
Boas maneiras são um sinal de cortesia e educação. Se você quer ficar bem no lugar que você frequenta, você deve conhecer essas dicas sem qualquer dúvida.
Regras de etiqueta e boa educação na mesa
Se o que o preocupa é ser mal-educado com estas dicas de etiqueta, você pode finalmente ter a elegância e o respeito que você merece.
Você estava sempre envergonhado de não saber ou não se preocupar em investigar, mas isso vai mudar hoje.
Existem regras diferentes quando se trata de sentar à mesa, se comportar e comer e elas vão te ajudar a ganhar a segurança que você deseja para que você possa sair para jantar quando quiser.
Preste muita atenção!
1- Você deve deixar seu celular longe da mesa e tentar não mexer nele
Parece algo muito grosseiro manter o celular na mesa enquanto você está comendo ou esperando por comida.
Você deve sempre manter em sua bolsa ou carteira e interagir com ele o mínimo possível.
2- Você não deve bater nos copos
É muito difícil, especialmente quando a mesa está cheia ou há muitos copos e pratos que, ao apoiar ou levantar para beber, não querem bater uns nos outros ou mesmo na mesa.
Se você não quer atrair a atenção dos convidados, você pode parar de forma furtiva e levantar o copo, sem a necessidade de fazer barulho.
3- O que você deve fazer quando cair algo
É muito provável que, pelos nervos ou pelo constrangimento natural, você jogue alguma coisa no chão ou na própria mesa.
Se o que você deixar cair no chão for um guardanapo, você pode delicadamente se curvar ou se aproximar para pegar.
Agora, se é um talher que caiu, você pode gentilmente pedir um garçom para pegar outro.
4- Você não deve ajudar ou intervir no trabalho de um garçom
Este é um erro muito comum, porque é muito possível que você tente colaborar com o garçom e trazer os pratos, ou se algo você pegar para eles, mas isso é muito malvisto.
Um garçom é contratado para essas tarefas, entre outras, portanto, intervir em seu trabalho não mostraria boa educação de sua parte. É por isso que o que você pode fazer melhor é ser paciente e deixar que eles façam isso sozinhos.
5- Você não deve ajudar o anfitrião
Isso é algo que você não deve tentar também. Tanto quanto você acha que ajudar é algo que você tem que fazer, é considerado desrespeitoso levantar pratos se você estiver na casa do hóspede.
Você pode tentar colaborar e fazer muito gentilmente, mas pense bem: se você fosse o anfitrião, você não permitiria que ninguém o fizesse, você agradeceria e faria isso sozinho.