Quem nunca sofreu com o aparecimento de baratas em casa? É muito comum que as baratas apareçam em casa devido ao calor, umidade ou simplesmente por falta de higiene.
Esfregar o chão com água sanitária, amônia líquida ou aplicar uma pasta feita com alho serão os melhores remédios caseiros para evitar o aparecimento de baratas em casa.
As baratas são insetos onívoros muito resistentes que se reproduzem em alta velocidade quando encontram um habitat adequado às suas condições de vida, por exemplo, uma casa com pouca higiene, com tendência à umidade e mofo.
Tenha em mente que uma barata pode colocar até 50 ovos no mesmo processo de gestação, por isso é muito importante resolver o problema das baratas.
Caso contrário, torna-se uma praga muito difícil de erradicar, como no caso de traças ou insetos de umidade.
Como prevenir o aparecimento de baratas em casa?
Para facilitar essa tarefa para você, apresentamos uma lista dos melhores remédios para prevenir o aparecimento e proliferação de baratas em casa. Além disso, mostramos um truque para eliminá-las.
Como sempre, recorremos a remédios caseiros fáceis de obter e que custam muito pouco dinheiro. Vamos vê-los!
1. Limpe a casa com vinagre e limão
O limão é um dos desinfetantes naturais mais eficazes e econômicos do mercado. Na verdade, é um produto que está presente em diferentes fórmulas para fazer produtos de limpeza caseiros, como vinagre branco ou bicarbonato de sódio.
Para usar, basta borrifar o suco espremido de um limão, uma xícara de água quente e uma xícara de vinagre branco. Agite bem a mistura e use para limpar as áreas onde você viu as baratas.
Enfatize os cantos, perto dos ralos e, em geral, em todas as áreas que nos são mais inacessíveis, como pequenos orifícios ou juntas entre superfícies.
2. Faça uma pasta com alho e aplique perto dos ninhos
O alho é um bactericida conhecido mundialmente por ser um verdadeiro antibiótico natural. Para usar contra baratas, esmague 3 ou 4 punhados de alho até obter uma espécie de pasta que você deve espalhar nos locais onde as baratas aparecem.
O efeito que você alcançará, além de combater as bactérias, será repelir as baratas, pois o alho produz um odor desagradável para elas.
3. Coloque folhas de louro em lugares onde as baratas aparecem
Tal como acontece com o remédio anterior, as folhas de louro contêm produtos químicos que são prejudiciais a esses insetos. De fato, as baratas tendem a evitá-las e nunca as ingerem, portanto, se você colocar essas folhas perto de ninhos ou esconderijos, estará forçando-as a se mudar para outros lugares.
Claro, tenha em mente que as baratas são muito inteligentes e você só pode conter o problema por um curto período de tempo. Para eliminá-los permanentemente, você deve atacar o ninho com um inseticida e limpá-los com frequência.
Lembre-se, a limpeza é a melhor forma de prevenir o aparecimento de pragas na casa, principalmente formigas, baratas, percevejos, insetos de umidade, pulgas, etc.
4. Esfregue o chão com alvejante
O alvejante, também conhecido como “cloro”, é um dos desinfetantes mais poderosos do mercado e, um de seus usos mais comuns, é o ideal para impedir a proliferação de pragas e bactérias em casa.
O bom do alvejante é que você pode despejá-lo em ralos de cozinha, pias de banheiro ou vasos sanitários, que são lugares onde as baratas ficam. Para fazer isso, você nem precisa misturá-lo com água, mas sim despejar uma quantidade generosa deste produto e não abrir a torneira por alguns minutos para torná-lo mais eficaz.
Feito isso, o último passo será enxaguar bem a área com água para que possamos continuar usando a pia ou vaso sanitário com total tranquilidade.
5. Despeje amônia em pias e vasos sanitários
Outro produto praticamente idêntico ao anterior é muito utilizado nas tarefas de limpeza doméstica. A maneira de usar é a mesma: despeje uma boa quantidade de amônia por todos os ralos e canos da casa e deixe agir por um tempo. Para um melhor resultado, aplique uma solução de amônia com água nas juntas das peças do banheiro com o auxílio de um pano.
Em qualquer um dos casos, é aconselhável usar luvas de látex para não danificar a pele das mãos e, além disso, certificar-se sempre de que você não é alérgico, pois tanto o alvejante quanto a amônia líquida são substâncias químicas agressivas que podem causar reações cutâneas ou vários efeitos colaterais indesejáveis.
Experimente essas dicas e nos conte o que você achou!