Julianasoares

6 Dicas para incentivar as crianças colaborarem no trabalho doméstico

O trabalho doméstico é uma parte importante da vida de qualquer criança. Eles ensinam a importância de ajudar os pais na casa e ter disciplina e organização.

Muitas vezes as tarefas domésticas podem ultrapassar a capacidade e o tempo dos pais e, simplesmente, se tornarem demais. É por isso que preciso saber que as crianças também podem contribuir para o estado geral de uma casa e também aprender coisas no processo. 

Dito isso, você também deve saber que pode ser um tanto difícil despertar nos nossos filhos um interesse natural em nos ajudar nas coisas da casa. Por isso achamos valioso compartilhar com vocês algumas dicas e coisas que você pode colocar em prática para motivar seus pequenos a ajudar um pouco mais. 

1. Não exija perfeição deles

No processo de ensino sobre a importância de ajudar em casa, a perfeição muitas vezes pode se tornar um problema. A verdade é que, embora tentemos envolver nossos filhos nas tarefas domésticas, não devemos prestar muita atenção em como os resultados são bons.

O fundamental reside na intenção com que fazem as coisas. Enquanto houver vontade e boa intenção, o tempo dará os resultados. Exigir perfeição pode se tornar desmotivador para nossos filhos.

2. Lidere através do exemplo

Como pai, devemos sempre ter o cuidado de ser coerente entre o que tentamos ensinar aos nossos filhos e como nos comportamos. Eles copiam tudo o que fazemos, somos seus guias na vida.

Não adianta tentar envolver nossos filhos nas tarefas domésticas se, por exemplo, nós próprios não cumprirmos nossas próprias tarefas. Você sempre tem que “liderar pelo exemplo”.

3. Tarefas de casa nunca devem ser uma punição

Se um fardo negativo for imposto às tarefas domésticas, nossos filhos nunca terão a iniciativa de se envolver nelas.

E não adianta forçar uma criança a fazer as tarefas domésticas como punição, pois ela acreditará que só deve fazer isso quando se comportar mal. Em vez disso, é melhor ensiná-los porque é importante ajudar seus pais e se envolver nas tarefas domésticas. 

4. Comece pequeno

É sempre melhor ensinar nossos filhos a colaborar em casa primeiro com tarefas pequenas e simples. 

Por exemplo, uma boa “primeira tarefa” seria arrumar os brinquedos do seu quarto. Ou por que não arrumar sua cama. Tarefas nas quais eles podem ser beneficiados diretamente e por meio das quais eles entendem que alguém é responsável por suas coisas.

5. Faça as tarefas com eles

Outra boa maneira de incentivar seus filhos a se envolverem nas tarefas domésticas é fazer as tarefas domésticas com eles. E é que as coisas, geralmente, são feitas mais rápido em dois e também para que o seu filho veja que você também faz o que diz.

Por outro lado, isso permite que você passe mais tempo com seus filhos. Mesmo que seja a partilha de uma tarefa doméstica, é algo que nunca deixa de ser importante e de que ambos se beneficiam.

6. Dê às crianças o poder de escolha

Outro ponto fundamental é não tentar forçar cronogramas específicos sobre quando as coisas devem ser feitas. Os melhores resultados são obtidos quando nossos filhos têm liberdade de escolha sobre quando fazer o que devem.

Por exemplo, você pode dizer ao seu filho que ele tem que fazer a cama, mas ao mesmo tempo dar a ele a escolha de fazer isso no momento, ou depois de comer, etc. Geralmente, há um maior comprometimento da parte deles quando percebem que nada foi imposto a eles.

Deixe um comentário