As lavadoras de roupa são sensacionais porque facilitam e agilizam a tediosa tarefa de lavar, existem até algumas que se encarregam de torcer, fiar e secar as roupas, deixando-as quase prontas para serem usadas desta forma. Mas ainda assim, na tarefa de lavar roupa às vezes cometemos alguns erros e no artigo de hoje vamos falar sobre eles.
Conhecer os erros que cometemos ao lavar roupa é necessário para poder começar a evitá-los e encontrar uma possível solução que melhore todos estes processos e que nos permita ter as nossas roupas limpas, perfumadas e impecáveis!
1. Sobrecarregar a máquina de lavar
Na hora de lavar a roupa é necessário estabelecer um limite quanto à quantidade que colocamos dentro, embora muitas vezes seja um pouco complicado, principalmente se moramos com várias pessoas em nossa casa que também precisam ter roupas limpas.
Mas, esse é um erro comum na hora de lavar a roupa e a maneira mais fácil de resolver é antecipar os dias e horários da lavagem, dosar a máquina de lavar com a quantidade de roupa para não ultrapassá-la e para que se possa lavar bem a roupa.
2. Esquecer a limpeza da máquina de lavar
Embora a máquina de lavar seja o aparelho encarregado de lavar, é verdade que este aparelho também necessita de limpeza e manutenção e esquecer de o fazer é um grande e comum erro que habitualmente cometemos.
Mas não se preocupe, você só precisa programar um alarme no seu celular ou programar para não se esquecer e fazer de vez em quando. Existem diversos produtos naturais para você fazer e deixar impecável para que possa continuar lavando sua roupa sem problemas.
3. Colocar a medida errada de sabão
Todas as máquinas de lavar possuem um espaço com um medidor onde se coloca o sabão em pó ou líquido e ainda outro compartimento onde se coloca o amaciante. Mas nem sempre estamos muito atentos a isso e às vezes cometemos o erro de colocar uma medida que não é conveniente.
A medida do sabão está sempre relacionada à quantidade de roupa que você vai colocar na lavagem, o tamanho da máquina de lavar e sua capacidade produtiva.
Esses fatores são fundamentais para resolver esse conflito e em todas as máquinas de lavar você poderá ver suas marcações para fazê-lo com sucesso.
4. Misturar tecidos e cores
Este é um dos erros mais comuns e clássicos que podemos cometer na hora de lavar a roupa e isso pode acontecer porque temos pressa, de juntar toda a pilha de roupa para separar e lavar.
Misturar tecidos e cores pode gerar conflitos como peças desbotadas, peças com texturas estranhas e muito mais. Portanto, é prudente separar os lotes de roupas por cores e tecidos para evitar esse erro comum.
5. Lavar com água quente
Embora seja verdade que a água quente é mais eficaz para limpar algumas coisas, a realidade é que as peças de roupa que costumamos colocar na máquina de lavar são roupas que apresentam sujidade do uso diário, não muito sujas ou danificadas.
Além disso, a água quente pode resultar em um erro grave, pois pode encolher as roupas, estragar o tecido ou tecido das mesmas e muito mais. Por isso, é sempre aconselhável lavar com água fria ou no máximo morna, para evitar esses erros comuns na hora de lavar a roupa.
6. Não separar as vestimentas especiais
As vestimentas especiais podem ser aquelas que possuem tecidos delicados como lingerie, roupas de bebê e seda, entre outros. Esses tecidos requerem alguns cuidados mais específicos e não é conveniente mistura-los com outros tipos de tecidos.
Não separar essas peças é um erro muito comum que pode ser resolvido tão simplesmente quanto com uma malha ou bolsa de tecido que deixa a água passar por dentro. Teremos que colocar as roupas delicadas dentro desta bolsa e colocar para lavar. Desta forma, a sua integridade e qualidade estarão protegidas e perdurarão ao longo do tempo, acima de tudo.