Fazer com que nossos filhos colaborem em casa e sejam um pouco menos dependentes de nós pode ser muito difícil.
Se você parar para pensar quando tinha a idade dele, você era capaz de fazer as tarefas domésticas, porém, o seu filho nem consegue se servir de um copo d’água, certo?
Crescer é assumir responsabilidades e como eles fazem isso depende muito de nós. Por isso, hoje trazemos para você o método Montessori, um método eficaz que ajudará seus filhos a se tornarem independentes muito mais cedo.
Que atividades podem ajudar meu filho a ser mais autônomo?
María Montessori, foi uma das pedagogas mais famosas do século XX. De origem italiana, criou este modelo educacional com o intuito de ajudar os mais pequenos a defender a sua autonomia com a ajuda dos pais.
Este sistema baseia-se em dar independência aos filhos da casa para que façam o que mais os atrai. É sobre eles aprenderem a se defender sozinhos, transformando os afazeres domésticos em brincadeiras divertidas, que pelo menos no início serão em família.
Hoje em dia, pais e mães tendem a ser excessivamente protetores com nossos filhos. Sem perceber que isso é contraproducente para eles, pois os impedimos de se desenvolverem como indivíduos fora de nossa proteção.
Muitas vezes não percebemos a importância dos pequenos detalhes para nossos filhos. A forma como os educamos influencia significativamente a maneira como lidam com os problemas da vida adulta.
Se desde pequenos nos acostumamos com o fato de que tudo o que desejam estará ao seu alcance sem o menor esforço, estamos ensinando-lhes que a vida é tão simples assim, e quando tiverem que enfrentar um problema real, não o farão ser capaz de fazer isso.
Além disso, isso, em muitos casos, pode fazer com que nos sintamos escravos de nossos filhos, uma vez que não os ensinamos a ter empatia por nós. Simplesmente os fizemos entender que tudo o que quiserem de nós, eles terão.
Assim, o método Montessori pode nos ajudar por meio de jogos a ensinar aos nossos filhos a importância de serem autônomos. Existem brinquedos que podem ser classificados como brinquedos Montessori, pois podem nos ajudar a estimular a independência de nossos filhos.
De acordo com esse método, nossos filhos deveriam poder comer sozinhos a partir dos dois ou três anos. Além disso, regue as plantas ou recolha os seus próprios talheres. Dos quatro aos cinco anos, eles devem ser capazes de se vestir, arrumar e tirar a mesa, se arrumar e cuidar de seu animal de estimação. Aos seis e sete anos, você poderá arrumar a cama, organizar seus pertences e até preparar um lanche.
Com dez anos já devem poder ajudar em casa e preparar alguma outra receita simples. Aos onze, eles também podiam cuidar de seus irmãos e passear com o animal de estimação.
Tudo para que com 12 você já seja uma pessoa totalmente autônoma, capaz de fazer as compras e cozinhar algo delicioso.
Os passos a seguir são simples. Não se esqueça que primeiro você deve introduzi-lo nas tarefas domésticas como se fosse um jogo. Lembre-se que é uma criança e as formas são importantes para atingir seus objetivos. Dessa forma, você tornará seu filho autossuficiente e lhe dará o tempo necessário.
Você tende a proteger seu filho? Você o incentiva a fazer tarefas domésticas?
Compartilhe este artigo tão interessante com seus amigos e familiares!