Uma boa xícara de café tem o poder de limpar nossa mente depois de uma boa noite de sono, você sabia que além desse uso tem múltiplas aplicações para revitalizar nossas plantas?
O café é um dos produtos estrela do nosso jardim ou pomar, a sua utilização não é novidade entre os jardineiros que conhecem os seus benefícios há muito tempo. Ao utilizar o café, beneficiaremos nossos solos e estamos ajudando a praticar uma jardinagem mais sustentável.
Você deve guardar os restos de café que usa e secá-los, depois é só embalá-los e guardá-los para uso posterior. Esta etapa é muito importante, você evitará que ocorram fungos que prejudiquem suas plantas. Partilhamos diferentes utilizações do café no jardim, as suas plantas também adoram café!
1. Composto
O resíduo do seu café semanal pode ser aproveitado como parte do composto, desta forma você irá airar o composto além de fornecer nutrientes. Por ser um café que antes usávamos, ele perde a acidez inicial sem alterar muito o seu PH.
Outra característica que este fabuloso ingrediente nos dá é reter a umidade e melhorar a drenagem, desta forma as raízes ficarão livres para crescer sem obstáculos. Deve-se misturar com solo e cobertura vegetal, usar na proporção máxima de 20% para evitar um efeito contrário ao esperado. Essa porcentagem em nosso composto nos dará um nitrogênio extra e o enriquecerá.
2. Fertilizante
O resíduo do café pode ser transformado em um excelente fertilizante, seu alto percentual de nitrogênio aumentará o florescimento e melhorará os frutos de nossas plantas. Outro benefício do café para plantas é que ajuda a proliferar os microrganismos que promovem o crescimento.
Se quiser lhe dar este uso, deixe de molho durante a noite em água e depois de 24 horas despeje o conteúdo no solo ao redor dos caules e folhas.
3. Pesticida natural
Esse uso era desconhecido para mim, agora não posso deixar de usar no meu jardim. O café é usado para manter caracóis e lesmas afastadas, sua estrutura de solo não permite que esses animais indesejáveis comam nossas plantas.
Ao se mover sobre uma mucosa, impede que andem, pois para isso precisam de pisos lisos e úmidos. Despeje uma fina camada de pó de café ao redor da planta e misture delicadamente com o solo para obter melhor aderência.
4. Minhocas
As minhocas são muito requisitadas em tudo no que diz respeito aos solos e às plantas, elas arejam o nosso solo de uma forma maravilhosa, deixando para trás aquele ouro preto… o húmus do verme.
Coloque uma pequena quantidade uma vez por semana, você verá como eles crescem exponencialmente em quantidade em um curto espaço de tempo. Sempre com o tema do café que eu uso e não abuse, se exagerar, a acidez ficaria muito forte para eles.
5. Faça uma cobertura de café
O café reciclado é perfeito como cobertura, pois mantém o solo livre de ervas daninhas e protege o solo. Para que ele cumpra esta função, é necessário deixar uma camada de 2 cm de espessura.
A cobertura morta consiste em cobrir o solo com uma camada de matéria orgânica, protegendo assim o solo. Se você tem uma cafeteria no seu bairro, pode pedir para economizar o seu desperdício de café, dessa forma você pode cobrir grandes superfícies mais rapidamente e você estaria fazendo uma economia circular dando valor a algo que era considerado lixo.
6. Substrato para mudas
Se quiser dar esta utilidade, deve lavar muito bem a borra de café para retirar o café que sobra. Depois de seco, você terá um substrato que irá capturar a umidade necessária para que suas mudas floresçam e drenem facilmente evitando o apodrecimento. As primeiras raízes crescerão sem esforço neste substrato sustentável.