Marie Kondo despertou uma grande mania com seu novo programa da Netflix, “Ordem na Casa com Marie Kondo”. E eu admito, eu viciei.
Recentemente, senti uma sensação de empolgação ao conversar com minha esposa sobre tudo que precisávamos fazer para organizar a casa, e depois passei algumas horas trabalhando no meu armário. Os resultados foram profundamente satisfatórios, incluindo amplo espaço para minha mochila, que ficava em um canto do chão da sala de jantar.
Há muito tempo estou interessado em saber como o espaço em que vivemos afeta nossa saúde mental. Por que a desordem é tão preocupante? E por que as superfícies leves são tão agradáveis, não apenas esteticamente, mas também emocionalmente? Uma organização melhor parece ter os seguintes benefícios em nosso bem-estar:
1. Isso mostra que nos preocupamos com nós mesmos. Cada vez que abro meu armário recém-arrumado e limpo, sinto como se alguém tivesse me dado um presente. Mesmo quando somos nós que fazemos algo de bom para nós mesmos, podemos dar a nós mesmos a sensação de que vale a pena cuidar de nós mesmos.
2. Oferece uma sensação de satisfação. Mesmo que sua desordem esteja nos armários e gavetas, você sabe que está lá e pode parecer uma acusação contínua de sua inadequação.
Quando cuidamos de nosso espaço, isso nos dá uma sensação de realização, que nossos cérebros consideram extremamente gratificante. Portanto, toda vez que você abre a gaveta da cozinha, por exemplo, pode dar tapinhas nas costas em vez de se criticar.
3. Facilita a limpeza. Quando os livros e papéis estão empilhados nas mesinhas de cabeceira ou nos balcões da cozinha, é difícil fazer um trabalho de limpeza satisfatório. E quem sabe o que está escondido nessas pilhas e por trás da bagunça?
4. Incentiva o pensamento claro. A desordem preenche nossos campos visuais e dá ao nosso cérebro estímulos infinitos para o processamento. Como resultado, é mais difícil se concentrar nas tarefas, pois há mais coisas que chamam nossa atenção. Em contraste, espaços ordenados permitem que nosso cérebro relaxe, aumentando nosso espaço mental e concentração.
5. Melhora a eficiência. Quanto mais coisas tivermos e menos organizados, mais difícil será encontrar o que precisamos. Por exemplo, tenho pilhas em três ou quatro lugares e nunca sei onde procurar o tamanho certo ou quando preciso comprar mais (irei organizá-las assim que terminar este post).
O tempo que investimos na organização vale a pena para economizar tempo e energia no futuro.
6. Diminui a frustração. Muito do estresse que sentimos vem de aborrecimentos do dia a dia: um abridor de lata com defeito, uma fita métrica faltando, uma gaveta cheia de lixo. Frequentemente, subestimamos o efeito que esses aborrecimentos aparentemente menores têm em nosso bem-estar.
Por exemplo, algo tão pequeno quanto uma colher de medida perdida pode afetar se acabamos discutindo com nosso parceiro. Portanto, uma casa bem organizada pode ter efeitos de longo alcance em nosso humor, felicidade e até mesmo em nossos relacionamentos.
7. Pode catalisar novas mudanças. Fazer mudanças em nosso espaço de vida nos dá o ímpeto que podemos levar para outras áreas de nossa vida. Por exemplo, podemos usar nossa mesa recém-limpada para começar a busca de emprego que desejamos fazer ou usar uma cozinha bem organizada para começar a preparar refeições mais saudáveis. Surpreenda-se com a ordem que você pode ter.
Gostou do artigo sobre as vantagens de arrumar a casa? Por favor, compartilhe com seus amigos!