Vamos saber quais são os principais benefícios do consumo de fígado?
1) Valor nutricional. O fígado é particularmente rico em proteínas e minerais essenciais como fósforo, potássio, magnésio, cálcio e ferro e vitaminas A, D e alguns do grupo B (B1, B2, B6 e B12).
2) Fonte de ferro. O fígado é um dos alimentos mais ricos em ferro. Uma porção de 100 g de fígado de borrego, por exemplo, fornece quase 60% da ingestão nutricional recomendada para mulheres e 100% para homens. A mesma relação tem o fígado de vitela que fornece, respectivamente, 30% e 50%.
3) Vitamina B. O fígado também é uma importante fonte de vitaminas B. Uma porção de 100 g fornece mais de 30 vezes de vitamina B12, 200% de vitamina B2 e 100% de vitaminas B3, B5 e B9.
4) Recomendado para atletas. Como já dissemos, o fígado é um alimento com grande riqueza nutricional. O fígado é especialmente uma boa fonte de proteína e contém ao mesmo tempo uma boa quantidade de vitaminas úteis para o metabolismo. Isso é importante se você quiser construir músculos!
5) Baixo teor lipídico. O fígado é um tipo de carne com baixo teor lipídico. Ele contém menos de 10% de gordura e, portanto, pode ser consumido substituindo qualquer outro tipo de carne vermelha.
6) Vitamina A. Esta vitamina contém muitas propriedades benéficas entre as quais contamos fertilidade saudável para homens e mulheres, bem como o desenvolvimento adequado de embriões.
A vitamina ajuda a prevenir asma, pedras nos rins, regula os níveis de açúcar no sangue, previne o estresse oxidativo e protege o fígado das gorduras.
O fígado é uma importante fonte de vitamina A que devemos sempre incorporar em nossa dieta.
7) Ácido araquidônico. Os benefícios do ácido araquidônico estão relacionados à boa qualidade da pele, fertilidade, proteção intestinal, crescimento e hidratação.
Tenha cuidado! O fígado não é recomendado para pessoas com níveis elevados de colesterol ou mulheres grávidas.