Ter seus dedos ou até mesmo todo o seu braço dormente é algo que uma em cada dez pessoas no mundo já experimentou. Essa sensação latejante pode ser temporária, resultado de fadiga comum ou sinal de um problema sério com a saúde de uma pessoa.
Nós reunimos algumas informações importantes que ajudarão você a entender o que seu corpo está tentando lhe dizer quando você sente a sensação de formigamento.
Como se manifesta: Quando levantamos objetos pesados e colocamos nossos pulsos em uma posição desconfortável, pressionamos os nervos localizados perto da superfície da pele. Isso produz uma sensação de formigamento em todos os nossos dedos.
O que fazer: Certifique-se de dormir o suficiente e descansar bem. Desfrute de uma massagem.
Deficiência de vitaminas.
Como se manifesta: A falta de certas vitaminas (como as vitaminas E, B1, B6 e B12) muitas vezes pode causar uma sensação de formigamento nos dedos da mão esquerda ou da perna esquerda.
O que fazer: Trabalhe para restaurar o equilíbrio de vitaminas em seu corpo. Vale a pena consultar um especialista para determinar a dose correta que você precisa, pois o excesso de certas vitaminas tem efeitos colaterais negativos.
Danos na coluna.
Como se manifesta: Vários problemas na coluna se manifestam através do dedo mindinho da mão esquerda. Este é o resultado de muita pressão e danos nos nervos.
O que fazer: Estique as costas o mais rápido possível; Tente fazer ioga, ginástica ou natação. Evite passar longos períodos sentado.
Síndrome do túnel do carpo.
Como se manifesta: A síndrome do túnel do carpo geralmente se expressa através do polegar, indicador e dedos médios. Devido a certas ações que são repetidas repetidamente como parte do trabalho ou estilo de vida de uma pessoa, os tendões podem inchar, causando dormência na mão.
O que fazer: Ginástica simples e alongamento das articulações podem ajudar a prevenir o aparecimento da síndrome do túnel do carpo.
Problemas com a circulação sanguínea.
Como se manifesta: A dormência nos dedos da mão direita pode ocorrer devido à pressão nos nervos superficiais ou trauma na articulação da mão ou do ombro. Um formigamento na mão direita também pode ser causado por certas doenças cardiovasculares, que afetam o fluxo geral de sangue para as extremidades.
O que fazer: Faça uma caminhada em ritmo moderado ou faça exercícios para melhorar a saúde dos vasos sanguíneos das extremidades. Problemas mais graves com a circulação sanguínea requerem a intervenção de profissionais médicos.
Doença de Buerger.
Como se manifesta: Esta doença afeta principalmente os fumantes. O fluxo sanguíneo é interrompido pela ingestão constante de nicotina, que por sua vez leva à falta de minerais no corpo. Isso causa dormência, primeiro nos dedos, depois em todo o braço.
O que fazer: Não há como curar completamente esta doença. Mas desistir de hábitos prejudiciais é um primeiro passo óbvio.
Diabetes
Como se manifesta: Um dos primeiros sinais do diabetes é uma sensação de formigamento que vai dos pés até parte dos braços. Isso ocorre devido à redução do fluxo sanguíneo para certas áreas, devido a danos nas terminações nervosas e nas fibras.
O que fazer: O diabetes tipo 1 é tratado com a ajuda de injeções de insulina. O diabetes tipo 2 geralmente está relacionado a uma dieta pobre, portanto, antes de tudo, você deve fazer exames de sangue e consultar um médico.