Julianasoares

7 Coisas que nunca devemos contar a uma criança, de acordo com psicólogos

Ser pai é realmente complicado, pois não há um guia definitivo sobre como fazer as coisas corretamente. O que é verdade, é que a educação transmitida às crianças será definitiva e crucial em suas vidas como adultos.

Somos todos humanos e, às vezes, estamos errados, mas devemos ter um cuidado especial com o que dizemos aos mais jovens desde cedo, porque uma frase simples pode ter mais impacto sobre eles do que pensamos.

Devemos ter cuidado com o que dizemos às crianças

1- “Pare de chorar”

Isso é um erro, porque você não precisa fazer a criança reprimir suas emoções. Ao dizer a ela parar de chorar, você está dizendo para ela não expressar seus sentimentos. 

Em vez disso, deixe ela chorar até que ela fique calma e tente consertar o que está errado.

2- “Você me decepciona”

Essa frase pode ser devastadora para uma criança, porque quase todo mundo se importa com as opiniões de seus pais. 

Se ela fizer algo errado, tente dizer de maneira gentil, mas uma frase como essa pode assombrar por um longo tempo.

3- “Você não é bom o suficiente em…”

Ao dizer isso a ela, a criança pode entender que isso não é suficiente para seus pais e pode afetar negativamente sua autoconfiança. 

É melhor fazer a criança entender que sempre há espaço para melhorias, de maneira tranqüila.]

4- “Você é ruim”

Você não deve dizer a uma criança que ela é má, mas que o que ela fez está errado. Dessa maneira, você não está prejudicando ou atacando diretamente a personalidade dela, mas a maneira dela de agir.

5- “Meninos não choram”

Chorar é algo totalmente normal em qualquer idade. Você precisa ajudar nos momentos em que ele chorar, mas mais uma vez, não diga a ele para reprimir seus sentimentos.

6- “Eu faria qualquer coisa por você”

As crianças esperam que os pais estejam lá quando precisam

Essa frase pode incentivar pensamentos contrários e pode pensar que eles têm uma certa responsabilidade em relação aos pais, o que desde a infância não é recomendado.

7- “Você é feio / gordo / magro…”

A escola já é um lugar difícil o suficiente, no qual as crianças são responsáveis ​​por dizer os defeitos dos outros, para que os pais também apontem essas diferenças em casa. Desde que sua aparência não seja prejudicial à saúde, não há com o que se preocupar.

O que você acha dessas dicas? Seus pais já lhe disseram alguma dessas frases?

Guarde essas dicas no Pinterest!

11 comentários em “7 Coisas que nunca devemos contar a uma criança, de acordo com psicólogos”

  1. A 6 meu pai nunca me disse, mas ele era tão carinhoso que sempre senti que ele seria capaz de tudo por nós. Saudades do meu paizinho. Se foi tão novo.

    Responder
  2. Bom dia! Gostei muito das dicas de como tratar um filho sem agredir com palavras negativas, as vezes isso acontece de falarmos coisas no momento errado, e voltar atrás pra consertar os erros de Diálogos de Pais com filhos isso é muito bom.

    Responder
  3. Infelizmente a única frase que eu não ouvi dos meus pais foi a 6 as outras todas e muito mais, e também por falta de informações falei com os meus filhos, hoje eu jamais falaria, se tivesse como voltar atrás seria completamente diferente, inclusive já até pedi perdão para minha filha caçula por falar algo que machucava muito, e faço de tudo para ajudá-los criar os meus netos da melhor maneira possível, para mim é uma forma de reparar os meus erros, eles me criticaram muito, só que eu tive a humildade de falar pra eles que se eu errei foi tentando acertar. E eu oriento eles há não cometer os mesmos erros que eu e o pai deles. Fui criada de uma forma muito severa, em partes foi bom apesar dos exageros, hoje eu vejo tudo com outros olhos e não guardo rancor dos meus pais afinal eles também não tinham culpa, também foi a forma que eles foram educados. Apesar de tudo naquela época a gente sabia respeitar, os nossos pais e os mais velhos, o que não vemos acontecer nos dias de hoje nem bem entre pais e filhos, muito menos com os mais velhos. É chingamentos e palavrões que chega até doer nos ouvidos.

    Responder
    • Acho q cada um faz o q pode e dentro das suas possibilidades. É impossível, como ser humano, não magoarmos uns aos outros. Já perdoei minha mãe q batia muito em mim e nos meus irmãos, por medo de nos desviarmos. Hj agradeço a firmeza dela. Era só medo msm. Mas deu tudo certo.

      Responder
  4. Concordo plenamente, eu sou vítima de uma palavra que carrego comigo até hoje e é horrível não consigo esquecer. Fui criada pela minha avó materna. Não lembro que idade eu tinha apenas lembro. Minha mãe falou: mãe, leva essa cachorra que não aguento mais.

    Responder
  5. Tenho muito cuidado ao falar com uma criança, por esse fato que me aconteceu. Tenho uma sobrinha que ficou sem a mãe muito cedo. Perguntei como você está? Ela respondeu: tia trago pra minha vida o que você falou. Quis saber e ela falou: lembra que eu estava na sua casa pintando um quadro e ficou muito ruim e eu apavorada e você falou: calma pra tudo tem um jeito, menos pra morte. Eu não lembro que falei isso até porque não tinha esse momento registrado na minha mente. E se eu tivesse falado: você é burra não sabe fazer nada. Mas graças a Deus não falei isso. E esqueci pra mim nunca havia acontecido mas ela lembrava. Tanto que falou eu trago isso pra minha vida. Foi bom ouvir isso.

    Responder
  6. Amo brincar com crianças mas sempre faço elogios que motive a criança, procuro ter cuidado de não deixar coisas ruins que fique guardado pra sempre. Foi o que me aconteceu. Uma vez a palavra dita não tem como voltar a atrás, a palavra tem poder…

    Responder

Deixe um comentário