Todos nós provavelmente conhecemos a história de Pinóquio, o boneco de madeira trazido à vida, cujo nariz cresce cada vez que ele mente. Na realidade, porém, é mais difícil pegar alguém mentindo.
Claro, há quem minta pior, mas alguns são verdadeiros mestres do engano. Para determinar se alguém está dizendo a verdade ou não, precisamos tentar nos concentrar nas palavras e frases que ele ou ela está usando.
Aqueles que tentam mentir para nós costumam usar essas 7 frases típicas:
1. “Isso não pode ser provado.”
Isso significa que ele cometeu um erro, mas acha que não pode ser provado, então tenta se defender com isso e assim se justifica.
2. “Isso é tudo que eu sei.”
Se alguém tentar esconder alguma informação de nós, eles escolherão suas palavras com cuidado. Ouça suas palavras, porque pode facilmente acontecer que ele esteja mentindo.
3. “Não me lembro disso.”
A “perda de memória” é especialmente comum em pessoas mentirosas. Se descobrirmos acidentalmente que alguém mentiu para nós, eles podem dizer que não se lembram dos detalhes do momento em questão.
Esse truque o ajuda a manter a mentira. E se perguntássemos do que ele se lembrava, ele inventaria outra mentira.
4. “Eu não tenho ideia do que você está falando.”
Já estamos lidando com a negação total aqui. Um dos truques comprovados de um mentiroso é negar tudo e é muito difícil fazer com que ele admita sua culpa.
5. “Você está me acusando de alguma coisa?”
Também neste caso, o mentiroso corta uma imagem completamente inocente, mas também zomba de nós. Ele só faz isso para nos fazer sentir mal.
Essa pergunta oferece uma oportunidade para quem mente para nós tomar uma postura defensiva e mudar o rumo da conversa.
6. “Por que você quer saber disso?”
Para evitar ser forçado a responder, o mentiroso responde a cada pergunta com outra pergunta. Ele fará tudo o que puder para evitar ter que dar uma resposta direta e evitar mais perguntas.
7. “Você realmente acha que eu seria capaz de fazer isso?”
Um mentiroso com uma intenção no papel de vítima nos fará sentir culpados por questionar sua honestidade.