Muitas pessoas olham para os seus anos de escola com um ar nostálgico, pois foi ali que fizeram as primeiras amizades, foi ali que ocorreram as primeiras desilusões e foi ali que os professores ensinaram a contar e a ler.
Além das ciências e conhecimentos básicos, é raro que a escola consiga enviar seus alunos com algo a mais.
Existem algumas habilidades que são essenciais para a vida cotidiana que nem a escola pode ensinar.
Aprendemos essas habilidades e experiências na maioria das vezes da maneira mais difícil, ao custo de nossos próprios erros:
1. A escola não te ensinou a viver o momento!
Toda a vida escolar é baseada em sistema e regularidade, cada minuto é planejado com antecedência, incluindo o currículo e a sequência de intervalos e aulas.
É muito difícil romper com esse mundo programado, mas temos que tentar. Não vamos nos debruçar sobre o que aconteceu no passado e não nos preocupar com o que acontecerá no futuro, apenas tente aproveitar o momento presente.
2. A escola não me ensinou a ousar dizer não!
De acordo com o sistema escolar, o aluno é obrigado a seguir as instruções do professor. O professor determina em qual mesa você pode sentar, quando pode escrever, quando pode ir para casa.
Este é um processo completamente natural durante a infância, pois uma criança pequena tem que aprender o que é certo e o que é errado, mas quando adulto você já tem o direito de expressar algo com o qual não concorda ou não gosta, e você deve ousadamente usá-lo!
3. A escola não te ensinou a seguir seu coração!
O coração sempre sabe o que deseja, mas as regras da escola nos impossibilitam de fazer o que queremos quando e onde queremos.
Provavelmente soa familiar para muitos: “Eles não podiam sair para o recreio até…”
Essas limitações podem permanecer conosco mesmo depois que as aulas terminarem, então ouça seu coração e se você sentir vontade de passar o dia inteiro no parque, por exemplo, então faça!
4. A escola não me ensinou a valorizar as emoções!
A expressão e percepção das emoções é extremamente importante, pois é assim que recebemos e damos feedback às pessoas ao nosso redor.
Chorar ou mostrar raiva é muitas vezes desaprovado na escola. No entanto, expressar nossas emoções é a melhor maneira de obter alívio de um problema específico.
5. A escola não te ensinou a confiar em si mesmo!
Na escola, sempre havia mãos amigas se você ficasse preso em alguma coisa, então se você não sabia como continuar, você desistia e imediatamente pedia ajuda.
A vida não é tão simples, você tem que perseverar e se reinventar mesmo nas situações mais desesperadoras.
6. A escola não te ensinou como expressar sua discordância!
Embora hoje em dia os professores utilizem cada vez mais o método de iniciar um tópico para discussão entre os alunos, o aluno ainda não tem espaço suficiente para expressar se discorda de algo.
A maioria das pessoas é incapaz de pensar de forma independente e não consegue distinguir entre o que é realmente bom para elas e o que é bom apenas para os outros.
7. A escola não te ensinou a estabelecer um relacionamento de longo prazo!
O amor é a área da vida onde se pode aprender mais às suas próprias custas.
Como estudantes, podemos ter relacionamentos rudimentares de curto prazo, romances estudantis podem ir e vir, mas só poderemos descobrir o que é o verdadeiro amor depois de muitos anos de experiência.