A escolha das plantas para a sua sala não é apenas uma questão de estética. Ela deve ser escolhida de acordo com a luz natural que você tem, onde vai colocar e os benefícios que elas podem lhe oferecer.
Como escolher plantas para a sala?
Nem todas as plantas são válidas para ter em qualquer sala. As necessidades de luz e temperatura de cada espécie são diferentes, então você deve escolher de acordo com as características de sua casa.
1. Samambaias: Podem viver com pouca luz
As samambaias estão na moda. Desde que tenham umidade suficiente, podem sobreviver com pouca luz, mesmo que suas folhas pareçam mais flácidas.
2. Aspidistra: Folhas verdes na sombra
Suas folhas verdes deslumbrantes não precisam de muita luz natural para parecerem saudáveis, por isso são plantas ideais para salas de estar bastante escuras.
3. Zamioculca: Precisa de pouca água
A zamioculca é uma planta de interior que armazena água em suas folhas grossas, por isso não precisa de muita umidade, nem de borrifar suas folhas.
4. Dracena
A Dracena lida bem com a falta de humidade, embora aprecie se borrifar água nas suas folhas. Regue apenas quando o solo estiver seco. Por armazenar água na parte inferior do seu tronco, não necessita de muita rega.
Evite o sol direto e coloque em um recipiente pequeno e largo, pois as raízes se desenvolvem melhor se estiverem amontoadas. O Spathiphyllum floresce durante todo o ano, algo incomum para plantas de interior. Precisa de muita luz, mas nunca direta, pois pode queimar suas folhas.
5. Cactos
Contanto que você forneça ventilação adequada, eles resistirão a altas temperaturas e ao sol direto sem problemas. Afinal, eles são nativos de áreas muito quentes, até desertos. São quase infinitas as espécies e formas de escolher a que melhor combina com a decoração do seu quarto.
6. Senecio, muito resistente
Esta suculenta tem como maior inimigo o excesso de água, pois está preparada para combater a seca graças às suas folhas carnudas, que armazenam água. Procure sempre esperar que o solo seque antes de regá-lo.
7. Flor-da-fortuna, textura aveludada
É também uma suculenta que, como tal, conserva água nas folhas. Se vive num clima mediterrâneo onde não há geadas, também pode colocar ao ar livre, embora, nesse caso, seja conveniente protegê-la do sol direto.
A sua textura aveludada faz desta planta uma escolha original para um recanto especial da sua sala.