Se houver falta de iodo no organismo, uma das consequências é o aumento da glândula tireoide, pois se não houver iodo suficiente disponível para a tireoide, certamente a produção de hormônios irá parar.
Além disso, o iodo é muito necessário porque desempenha um papel importante no desenvolvimento mental, mas também regula o metabolismo.
Agora vamos ver quais são os sintomas da deficiência de iodo!
1. Suor constante no pescoço
Este é um dos sintomas físicos mais comuns da deficiência de iodo. Isso ocorre porque as glândulas tireóides não podem funcionar adequadamente e, com o tempo, o bócio se forma no pescoço.
2. Ganho de peso
Se não houver iodo suficiente no corpo, a glândula tireoide não consegue produzir os hormônios necessários para o funcionamento ideal do metabolismo, então a consequência será que a pessoa começa a ganhar peso, já que o corpo não consegue queimar calorias de forma eficiente.
3. Fadiga, exaustão
Como resultado de problemas de tireóide decorrentes da deficiência de iodo, a pessoa será dominada pela fadiga e exaustão.
A razão para isso também é que as glândulas tireóides não podem garantir a produção de hormônios necessários para a força e o bem-estar.
4. Perda de cabelo
O funcionamento inadequado das glândulas tireóides, que pode resultar da deficiência de iodo, muitas vezes pode resultar em queda de cabelo.
De acordo com pesquisas, 30% das pessoas com problemas de tireoide já experimentaram algum nível de perda de cabelo.
5. Pele seca
A interrupção do equilíbrio hormonal do corpo também pode resultar em ressecamento da pele.
As glândulas tireóides também regulam a transpiração, mas se não puderem fornecer os hormônios adequados, as células da pele não recebem líquido suficiente e ocorre a desidratação.
6. Arritmia cardíaca
A deficiência de iodo também pode ter um efeito negativo na função cardíaca, especialmente no que diz respeito ao ritmo cardíaco. E se você também sente cansaço e exaustão, vale a pena consultar um especialista.
7. Dificuldades cognitivas
Se não houver iodo suficiente no corpo de alguém, há uma chance maior de deterioração mental, e isso pode ser um perigo maior, especialmente no caso de recém-nascidos.