O alho sempre foi usado como remédio natural desde os tempos antigos, muito antes de ser usado como condimento na cozinha.
Quem diria que algo tão comum como o alho, que todo mundo tem no armário de sua casa pode ter uma utilidade além da gastronômica e servir como remédio para muitos males do dia a dia.
Graças às suas propriedades antibacterianas e antivirais, pode ser a solução para problemas que variam de fungos a dor de dente. Descubra seu enorme potencial.
1. Tratar a tosse
O alho atua como expectorante, antibacteriano e descongestionante ao mesmo tempo, tornando-o um excelente aliado no combate à tosse.
Conforme recomendado nos 10 principais remédios, é melhor fazer uma infusão fervendo vários dentes de alho com orégano ou até mesmo adicionar um dente de alho picado em um copo de água quente.
2. Dor de dente
Uma das dores mais irritantes é, sem dúvida, a dor de dente. Graças ao alho, podemos aliviar.
O alho pertence à família Allium, um tipo de planta que possui uma combinação de flavonóides e ingredientes com alto teor de enxofre, que pode ser muito eficaz no tratamento de muitas doenças, incluindo a dor de dente.
Para fazer isso, basta cortar um dente de alho ao meio e aplicar diretamente no dente dolorido, para que a inflamação diminua.
3. Colesterol mais baixo
De acordo com um estudo do Instituto de Toxicologia da Universidade Shandong, na China, consumir dois dentes de alho frescos todas as manhãs pode nos ajudar a reduzir o colesterol.
4. Tratar candidíase
As infecções fúngicas vaginais são causadas por um fungo presente no intestino e na área genital, Candida albicans. O alho pode ajudar a controlar e impedir a formação de mais infecções no futuro.
O alho tem propriedades antifúngicas e antibacterianas, para terminar não apenas com fungos, mas também com outros microorganismos que causam infecções vaginal
Para fazer isso, coloque um dente inteiro de alho na vagina quando notar os primeiros sintomas da infecção. Para que mais tarde seja mais fácil extrair, é melhor amarrar a uma pequena linha ou fio dental.
5. Contra fungos
O alho é um tratamento caseiro muito popular para combater fungos, pois contém alicina, que fornece propriedades antissépticas, fungicidas e bactericidas.
É tão eficaz esmagar vários dentes de alho em água quente e submergir a área afetada por fungos, como comer diretamente cru.
6. Possível tratamento contra o câncer
O Instituto Nacional do Câncer reconhece que o alho é um dos vegetais possíveis com propriedades anticâncer. Embora seja difícil determinar a quantidade exata de alho que pode ser necessária para reduzir o risco de câncer, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) em adultos, recomenda-se uma dose diária de 2 a 5 g de alho fresco.
O alho nos afasta do médico? Este ditado popular não poderia ser mais verdadeiro. Existem muitas investigações que apóiam as vantagens deste alimento e novas propriedades são encontradas todos os dias.
A maioria deles é devida à alicina, um produto químico que produz alho e ajuda a combater bactérias. No entanto, lembre-se de que, embora seja um remédio natural, nunca devemos substituir por uma visita a um verdadeiro especialista.
Portanto, não hesite e incorpore esse superalimento em sua dieta diária!
Não se esqueça de compartilhar essas propriedades do alho com todos os seus amigos!