Julianasoares

8 Perigos ocultos de beber água gelada que você não conhecia

Em um dia quente de verão, não há nada melhor do que um bom copo de água gelada para ajudar a combater o calor . Mas, tenha cuidado! 

Se você está acostumado a beber água muito gelada, deve estar ciente de algumas de suas consequências, porque, água gelada esconde muitos riscos à saúde.

A verdade é que hoje parece que não estamos livres de nada! Estamos cansados ​​de ouvir avisos sobre alimentos e bebidas que podem ser cancerígenos, que contêm hormônios e que são, malignos para a saúde. Mas a água? Quem pensaria que essa substância natural e sem calorias também poderia nos prejudicar.

Leia se quiser saber por que beber água gelada pode ser prejudicial à sua saúde.

Perigo 1: Má digestão

Beber água fria pode causar dores de estômago, levando a fortes dores abdominais e náuseas.

Isso ocorre porque as baixas temperaturas têm um efeito anti-inflamatório e causam a contração dos vasos sanguíneos.

Por exemplo, em um tornozelo lesionado, o inchaço pode diminuir se o frio for aplicado na área, mas internamente, nos órgãos que entram em contato com o líquido frio, ocorre um efeito indesejável. 

É o caso do estômago, que com o frio se contrai, de modo que processa os alimentos ineficientemente.

Perigo 2: Perda de energia

A água fria causa uma perda significativa de energia no corpo, que se manifesta em uma exaustão geral. Muitas pessoas bebem água fria para acordar, porém o que elas não sabem é que esse efeito estimulador é momentâneo e não ajuda muito.

De fato, o resultado final é exatamente o oposto. Quando o corpo detecta que há uma mudança de temperatura, produzida neste caso pela ingestão de água muito fria, tende a gastar energia para aquecer a água e devolver seu corpo ao equilíbrio térmico.

Perigo 3: Irritante para a garganta

Quem não sofreu um terrível gripe e dor de garganta quando no inverno o nariz é exposto a baixas temperaturas?

Isso ocorre porque o corpo gera muco como umidificador natural para aquecer e umedecer o ar antes de atingir os pulmões.

Por esse motivo, quando é ingerida água muito fria, também há um grande risco à saúde. Quando essa água fria é ingerida, ela destrói uma grande quantidade de muco produzido e acumulado nas narinas para proteger os pulmões e também causa dor de garganta desagradável.

Perigo 4: Ritmo cardíaco lento

Beber água fria pode afetar a medula espinhal e a cavidade do corpo.

É verdade que, antes de uma mudança repentina de temperatura, o corpo se esforça para trabalhar rapidamente e equilibrar a temperatura geral o mais rápido possível, mas é inevitável que essas baixas temperaturas afetem o sistema de circulação, incluindo o nervo vago, responsável por controlar, entre outras coisas, frequência cardíaca.

É por isso que a chegada de frio no corpo pode atrasar a reação do referido nervo e seu aviso de resposta à queda repentina de temperatura.

Perigo 5: Atrasa o processo de hidratação do corpo

Como mencionamos anteriormente, o corpo tende a aquecer o líquido frio que chega antes de ser colocado para trabalhar na corrente sanguínea e no trato digestivo; portanto, beber água fria simplesmente retarda o processo de reidratação do corpo.

Perigo 6: Bloqueia o trânsito intestinal

O consumo de água fria pode ter todos os tipos de efeitos indesejados na digestão.

Para algumas pessoas, pode causar diarreia terrível, devido ao esforço para manter a temperatura corporal, o corpo está esgotado demais para digerir com eficiência e simplesmente escolhe expelir a maior parte da água e dos alimentos que ingeriu.

Para outros, ocorre o oposto. Como o frio faz com que os alimentos se solidifiquem e endureçam, os resíduos permanecem acumulados no intestino sem serem expelidos.

Perigo 7: Causa dor de cabeça

Toda criança, já disse a seguinte frase: “meu cérebro congelou”, isso ocorre porque a sensação de dor aguda, nos faz imaginar que é precisamente o que aconteceu em nosso cérebro.

A água gelada pode causar a mesma reação da cabeça à parte inferior do tronco, pois esfria muitos nervos sensíveis da coluna.

Quando isso ocorre, a coluna envia a mensagem de resfriamento para cima, causando dores de cabeça, calafrios e desconforto generalizado.

Perigo 8: Retém gordura

Existe um mito comum que garante que beber água fria ajuda a perder peso, pois antes da mudança de temperatura o corpo insiste em aquecer a água para manter o equilíbrio térmico. Como resultado, o corpo trabalha mais e queima mais calorias.

A rigor, isso é verdade, mas acontece que as calorias queimadas são compensadas com outras que são obtidas com a mesma situação.

Isso ocorre porque as baixas temperaturas fazem com que as gorduras do corpo endureçam e congele, de modo que essas gorduras acabam sendo mais difíceis de queimar ou digerir.

Salve esse post interessante no Pinterest!

1 comentário em “8 Perigos ocultos de beber água gelada que você não conhecia”

  1. Excelente dica não sabia que esses perigos de ber agua grlada poderia causar esses estragos . Agora em diante ficarei atento ,já senti alguns efeitos aqui descrito e nunca pensei que seria assim mase, agora vai ser diferente com certeza

    Responder

Deixe um comentário