Julianasoares

9 Plantas medicinais que não devem faltar em casa

As plantas medicinais são utilizadas no tratamento de diversos problemas, seu uso na medicina é tão antigo quanto a humanidade. No entanto, muitas pessoas subestimam o poder de cura das plantas ou não sabem para que servem.

As plantas medicinais nos fornecem um grande número de benefícios e ajudam a curar ou a aliviar os sintomas diversos.

Se você quiser saber mais, continue lendo.

1. Manjericão

Esta planta medicinal ajuda a prevenir flatulências, falta de apetite, cortes e feridas na pele. Para comer, você deve coletar as folhas mais novas conforme necessário. Use em molhos e como molho para salada.

2. Dente-de-leão

O dente-de-leão é uma ótima fonte de proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A e C. Além disso, é excelente para a digestão e muito útil para a boa saúde do fígado. As folhas novas são consumidas em saladas, as flores são utilizadas para fazer vinho e as raízes podem ser utilizadas para dar sabor a sopas e caldos.

3. Salsa

A salsa contém uma grande quantidade de nutrientes e entre os seus poderes curativos pode ser útil para evitar mau hálito. Você pode usar em molhos, saladas ou como condimento em carnes brancas e vermelhas.

4. Trevo vermelho

Esta erva medicinal é usada como tratamento para tosse, bronquite, desequilíbrios hormonais, ansiedade e espasmos. As folhas são consumidas em saladas e as flores para dar sabor a sopas e ensopados.

5. Coentro

Seu sabor é marcante, auxilia na eliminação de metais pesados do corpo, entre muitos outros benefícios. É ótimo para por em saladas, feijão e carnes.

6. Alecrim

Esta erva medicinal melhora o humor, ajuda na concentração e na memória e também elimina o mau hálito. Você pode adicionar a molhos ou como condimento para carnes e aves.

7. Sálvia

É mais uma planta medicinal que pode ser utilizada como condimento, você pode adicionar a diversos alimentos, pois tem um ótimo sabor. Fornece, entre outras coisas, grande alívio para inflamação na boca e dor de garganta.

8. Tomilho

É ideal para temperar e perfumar diversos pratos compostos por carne e até alguns molhos. Ele contém um princípio ativo chamado timol, que atua como um poderoso antisséptico e é muito bom contra indigestão e gases.

9. Menta

Esta erva é ideal para o tratamento de indigestão e desconfortos estomacais, mas também é muito utilizada para fins culinários, pois suas folhas são adicionadas a diferentes sobremesas ou pratos doces e até bebidas.

Estas são apenas uma pequena parte das plantas medicinais comestíveis que são muito úteis para se ter em casa. 

Conte nos comentários, você tem ervas medicinais no seu quintal? Quais são?

Deixe um comentário