Julianasoares

Como Detectar Que Alguém Que Você Ama Está Pensando Em Cometer Suicídio?

Às vezes um sentimento de vazio absoluto brota dentro de nós. Outros sentem um desespero diante de certas circunstâncias externas, geralmente sentimentais ou econômicas, que são incontroláveis. Em ambos os casos, a escuridão parece total. A existência insuportável…Como se todas as coisas maravilhosas deste mundo tivessem perdido algum sabor. Como se não bastasse. 

A ideia triste começa a rondar a cabeça dos suicidas, de que a única saída possível para o sofrimento é a morte. “Eu serei melhor sem o mundo e o mundo será melhor sem mim.” Um auto-engano trágico!

O número de suicídios no nosso país aumentou 2,3% em apenas um ano. A cada 46 minutos uma pessoa tira a própria vida no Brasil.

Em 2016, 11.433 pessoas tiraram suas vidas, o triplo do número de mortes por acidentes de trânsito. 

Para ajudar a detectar um possível suicida, colocamos aqui os principais sinais de que alguém está pensando em se suicidar, pode ser difícil identificar, mas ficará mais fácil para ajudar quem amamos.

Sintomatologia depressiva

A Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que mais de 80% das pessoas que cometem suicídio têm um transtorno mental. Mas muitos psicólogos não concordam. 

Alguns afirmam que as causas de suicídios em nosso país são desconhecidas, muitos dos sintomas daqueles com tendência suicida coincide com os sintomas de depressão e pode servir como um sinal de alerta.

Esses são os principais sinais:

Mudanças de comportamento

Pessoas com ideias suicidas são pessoas introvertidas que não abrem seus corações para os outros para explicar o que está acontecendo com elas

Eles tendem a esconder porque acreditam que você não consegue resolver o problema que os atormenta, que é indecifrável, só descobrimos quando já o experimentaram ou realizaram.

isolamento, o bloqueio em si mesmo, o fato de que antes ele levava uma vida ativa e de repente não queria fazer nada, se meter em encrencas quando nunca o fazia antes, abuso de álcool e outras substâncias, dirigir imprudentemente…

Felicidade repentina

Parece clichê, mas é uma realidade: nos momentos antes da tentativa de suicídio, e após um longo período de sintomatologia depressiva, as pessoas demonstram um bem-estar inesperado

É uma súbita mudança de humor. Como se tivessem deixado para trás todo o sofrimento emocional que os atormentava e recuperavam a alegria. 

Quando uma pessoa, por muitos anos, tem esse sofrimento psicológico intolerável, quando ele decide fazer de verdade, porque ele encontrou uma maneira, experimenta um grande alívio.

Isso faz com que as pessoas ao redor recuperem a esperança e baixem a guarda. 

É por isso que é vital, ter em mente a existência desse fenômeno.

É muito confuso para a família, namorado ou amigos, porque de repente eles vêem seu ente querido muito mais ativo, mais feliz, seu rosto mudou completamente, não é mais sofrimento, mas sim relaxamento.

Parece que ele acabou de parar de sofrer porque já encontrou uma maneira de parar definitivamente de sofrer, mas infelizmente não é simples assim!

Chamada de atenção

Está claro que devemos parar de usar o conceito banal de ‘alerta’.  Em primeiro lugar, e em suas próprias palavras, porque quando uma pessoa não encontra uma maneira melhor de conseguir algo do que ameaçar cometer suicídio, ele está demonstrando que está emocionalmente muito mal. 

Muitas pessoas perderam a vida porque achavam que determinado método não seria fatal ou que seriam resgatadas a tempo, mas a pessoa que esperavam estava atrasada.

E terceiro, mas não menos importante, porque esse comportamento manipulador poderia deixar de ser a próxima vez que você tentar. 

Por um lado, porque se ele faz uma tentativa “falsa” e a pessoa cuja atenção ele quer atrair não acredita nele, da próxima vez ele terá que ir um pouco mais além para lhe dar mais credibilidade, e por outro lado, porque se esse comportamento não serve para alcançar o que você quer pode alcançar um grau de desespero que o empurra para uma tentativa real. 

Daí a importância de sempre se preocupar com os comentários de desespero ou ameaças. Afinal, há muito em jogo e ser vigilante pode salvar uma vida.

Esses são os principais sinais, se você desconfiar que alguém está pensando em se suicidar, não hesite, pergunte a pessoa, isso pode fazer ela pensar melhor e perceber que não é a melhor alternativa para resolver o problema que lhe assombra!

Deixe um comentário