Existem alimentos que podem capazes de agir sobre diferentes funções do nosso organismo, alguns por exemplo, conseguem trabalhar no processo de cicatrização de feridas, cortes e machucados e por isso são conhecidos como alimentos cicatrizantes naturais.
Esses alimentos apresentam resultados muito eficientes na cicatrização e regeneração da pele.
Como esses alimentos cicatrizantes agem?
Os alimentos que são fontes de proteínas como carnes, por exemplo e que também possuem vitamina K, são muito importantes na cicatrização de ferimentos e também de cortes, isso porque eles têm a função de coagular o sangue.
Outros alimentos também como abóbora e cenoura que são fontes de vitamina A e também de vitamina C, o fígado que é rico em ferro e castanhas que são fonte de zinco, possuem a mesma função.
As proteínas são importantes porque desempenham funções como a constituição do colágeno, remodelando as feridas e repondo a imunidade da pele. Os carboidratos fornecem a energia necessária para que as células que fazem a defesa do organismo e também para que as feridas consigam se fechar. Os lipídios também contribuem para a cicatrização de ferimentos.
Todos esses nutrientes conseguem fornecer energia, originar substâncias pró e ainda tem função anti-inflamatória e ajudam a estruturar as células da nova pele.
Conheça os alimentos cicatrizantes
Hortaliças: Tomate, cenoura, cebola e repolho.
Frutas: Caju, banana, limão, maçã, acerola e coco.
Informações
Consumir alimentos com essas propriedades ajuda a manter a defesa do organismo e pode até mesmo reduzir o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, eles podem diminuir a taxa de colesterol no sangue e são uma ótima fonte de potássio.
Uma alimentação correta e equilibrada é muito importante para melhorar os processos de cicatrização, pois a regeneração dos tecidos exige que o paciente tenha um bom estado nutricional.
Porém, para a cicatrização ser completa alguns outros alimentos precisam ser evitados na alimentação, como refrigerante e o café, pois eles dificultam a chegada dos nutrientes nos ferimentos, diminuindo a aceleração da correção da pele.