O ovo é uma fonte muito rica de nutrientes que age de forma benéfica em nosso corpo.
É um mito dizer que comer ovos todos os dias aumentava nossos níveis de colesterol. Nada está mais longe da realidade, mas exerce o efeito oposto em nosso organismo. Ele nos dá os nutrientes necessários para ter uma vida saudável.
Nós o encontramos em saladas, omeletes, ovos mexidos, bolos, molhos, doces. Em inúmeros pratos que fazem parte da nossa dieta.
O ovo nos dá proteínas e gorduras com baixo teor calórico. Não tenha medo, você pode comer calmamente um ou dois ovos por dia sem se preocupar em ter doenças.
Se você ainda tiver dúvidas, mostraremos uma lista das características dos ovos e as melhores contribuições para sua saúde. Vamos romper com antigas crenças e incorporar esse superalimento à nossa dieta diária.
Propriedades do ovo:
Fonte de nutrientes
O ovo fornece proteína, colina, ferro e zinco. As proteínas do ovo nos dão os aminoácidos que precisamos.
Estes contribuem para a formação de tecido muscular, são uma parte vital do sistema imunológico, transportam substâncias para o sangue e são um componente essencial da célula.
Um único ovo fornece 6 gramas de proteína e 80 calorias ao nosso corpo.
Na gema encontramos dois nutrientes que pertencem à família dos carotenoides, sua ação antioxidante ajuda a prevenir o dano visual que começa a aparecer com a idade.
Para emagrecer
Segundo a pesquisa, pode-se dizer que a proteína de alta qualidade dos ovos integrais ajuda a controlar o apetite. Isso é facilmente absorvido pelo que o torna adequado para a recuperação muscular após um treino de ritmo.
Protege o coração
Nós lhes dizemos que comer vários ovos por semana faz com que as partículas de colesterol tenham menor probabilidade de causar problemas cardíacos.
Além disso, uma proteína específica presente na gema do ovo bloqueia a agregação de plaquetas (as células responsáveis pela coagulação do sangue) dentro dos vasos sanguíneos, o que minimiza o risco de ataques cardíacos.
Combate a inflamação
A colina presente no ovo ajuda o sistema circulatório do corpo a eliminar compostos que possam causar inflamação, o que poderia causar distúrbios como inchaço muscular após treinamento intenso ou diabetes.
Para ossos
O ovo é uma fonte natural de vitamina D, que está envolvida na formação do tecido ósseo. Promove a fixação e retenção de cálcio e fósforo nos ossos, o que previne a osteoporose.
Previne a doença de Alzheimer
Tem colina (substância relacionada com vitaminas do complexo B), que constrói e mantém as membranas celulares.
Colina intervém na transmissão do impulso nervoso das sinapses (comunicação entre os neurônios).