A humanidade está vivendo um dos momentos mais conturbados de sua história. Isso tem acontecido, especialmente, pela falta de respeito entre os seres humanos. Um, simplesmente não consegue enxergar o outro e compreender que mesmo pensando diferente, tendo outra cor de pele, uma outra religião ou nacionalidade, que tenha outra opção sexual, ainda assim continua sendo um ser humano.
As pessoas parecem ter esquecido completamente do valor da empatia. Não conseguem se colocar no lugar do outro. Nos transformamos em uma sociedade acumuladora e consumista que tem esquecido cada vez mais os valores humanos e isso é triste.
Muitas pessoas têm ainda dificuldade de compreender que a igualdade social no Brasil está cada vez mais distante de ser respeitada e por isso não podemos parar de lutar.
A seguir, nós preparamos uma série de filmes que vão inspirar você a se engajar nessa luta também.
1. O mordomo da Casa Branca
O filme se passa em 1926, em Macon, nos Estados Unidos. No filme o garoto Eugene Allen vê seu pai ser assassinado cruelmente por Thomas Westfall, após ter estuprado a mãe dele.
A mãe quando percebe o desespero de seu filho e a gravidade do ato que acaba de cometer, decide então transformar ele em um criado de casa, de forma a ensinar-lhe boas maneiras e a como servir convidados.
Eugene cresce e vai trabalhar em um hotel logo após deixar a fazenda onde ele cresceu. Sua vida muda completamente quando ele tem a oportunidade de começar a trabalhar na Casa Branca, servindo ao presidente do país, políticos e convidados que visitam o local.
2. 12 anos de escravidão
O filme se passa em 1841 e conta a história de Solomon Northup, um escravo liberto, que vive em paz com sua esposa e os filhos. Até que um dia, após aceitar um trabalho em outa cidade, ele é sequestrado, acorrentado e vendido como se fosse um escravo.
Solomon precisa então superar as humilhações emocionais e físicas que sofre para poder sobreviver. Ao longo de doze anos ele é escravo de dois senhores que, cada um do seu jeito, exploram os serviços por ele executados.
3. Histórias Cruzadas
A história é vivida numa pequena cidade do estado do Mississipi chamada Jackson, nos anos 60. No filme, Skeeter é um jovem que retorna para a cidade e tem o desejo de se tornar uma escritora.
Ela então, resolve que vai realizar entrevistas com mulheres negras da cidade, que tiveram que deixar as suas vidas para trás para trabalhar cuidando dos filhos de mulheres brancas e ricas. Então, a empregada de uma amiga de Skeeter resolve dar a primeira entrevista e isso desagrada muita gente na cidade.
Então, as duas se juntam para tentar conseguir mais mulheres que queiram fazer parte das entrevistas.
4. What Happened, Miss Simone?
O filme conta a vida da cnatora, pianista e ativista Nina Simone, que viver entre 1933 e 2003.
O filme usa gravações inéditas, diários, cartas, entrevistas com pessoas próximas e imagens raras para fazer um retrato de uma das artistas mais incompreendidas da história da música.
5. Cidade de Deus 10 anos depois
O filme faz um resgate sobre a vida dos atores que fizeram o filme Cidade de Deus, lançado em 2002. No documentário são retratadas as transformações vividas por cada um dos atores na última década.
Deram entrevistas para esse filme Seu Jorge, Leandro Firmino da Hora, Alice Braga, Darlan Cunha, Roberta Rodrigues e outros artistas.
6. Mandela – o caminho para a liberdade
O filme é inspirado na autobiagrafia de Nelson mandela, que foi lançada em 1994. O filme é um retrato do percurso traçado pelo líder a partir do seu próprio ponto de vista, desde a infância, quando vivia em uma pequena aldeia na área rural, até a eleição ao cargo de Presidente da República na África do Sul.
Mandela chegou a ficar 27 anos preso, por defender aquilo que acreditava, ele lutava pelo fim do apartheid na África.
7. Selma – Uma luta pela igualdade
Esse filme é uma cinebriografia de martin Luther King Jr, um pastor protestante e ativista social, que acompanhou as marchas históricas realizadas por manifestantes pacifistas no ano de 1965, entre a cidade de Selma que fica no interior do Alabama até a capital desse estado.
As passeatas foram feitas buscando direitos eleitorais para quem pertencia a comunidade afro-americana.
Indicação bônus:
Imba Means Sing
Vale a pena assistir e conhecer os sonhos, as esperanças e os desafios enfrentados por três crianças da Unganda, que estão a viajar o mundo acompanhando um coro de crianças africanas.