Uma educação rígida e correta hoje em dia é vista muita das vezes, como violência psicológica e emocional por parte dos pais.
E uma educação baseada em ‘‘posso tudo’’, pode trazer benefício momentâneo mas com um futuro de sofrimento e dificuldade diante dos problemas da vida.
Onde não há organização e disciplina, a bagunça impera. Uma casa deve ter um sistema de organização e tarefas incumbidas ao marido, esposa e filhos para ser criado o senso de responsabilidade e compromisso.
A desordem não fica só na casa, mas na mente e relacionamento que as crianças têm na sociedade e também chegando a fase adulta.
Tarefas simples mas importantes para um correto desenvolvimento comportamental, como arrumar a cama, dar a descarga após usar o banheiro e não deixar cabelos na pia são ignoradas.
Pedidos repetidos dos pais para esta organização podem se estender por dias, meses e até anos, sem sua execução. Quem é criado em meio a este caos doméstico não aceita regras.
Uma tendência observada por profissionais da saúde mostra que pessoas criadas nesta bagunça se tornam adultos acumuladores que guardam todo tipo de lixo dentro de casa como se fosse algo normal!
E tudo literalmente misturado pois não aprenderam a velha e boa organização em tudo. Quando o organizar necessário não acontece, o aos inevitavelmente se instala no ambiente.
O viver e o rumo que isto toma, exige de nós harmonia com o meio onde vivemos com um ritmo de organização constante. Aquele pó vai engrossar, os animais peçonhentos vão surgir e o mal cheiro vai ser cada vez mais forte se não for limpo!
Infelizmente existem pais inertes e mergulhados em uma bolha de incapacidade de mudança. Ao invés de mudar a situação, eles se deixam levar pela onda dos filhos desordeiros.
Pais que abrem espaço para a vontade de filhos imaturos, acabam sendo influenciados ao invés de influenciar, com limpeza e organização. O medo de dizer o construtivo e educador chamado não, fazem com que o desejo dos filhos sejam aceitos sem nenhum problema.
Este defeito dos pais refletidos em seus filhos, custa um preço caro lá no futuro. Os pais são bonzinhos achando que os filhos no futuro os agradecerão por isso.
Mas acontece o contrário, por se tornarem desordeiros, bagunceiros, mimados e sem limites em seus desejos, eles irão desprezar e desrespeitar seus pais sempre, pois assim foram ensinados.
Um exemplo simples de educação correta seria esse:
O quarto do menino tem roupas, cama e brinquedos todos desarrumados. Enquanto ele vai ao banheiro, a mãe aproveita a rica oportunidade e pega o inseparável ipad do seu filho.
O filho pergunta à mãe se ela pegou seu valioso entretenimento. Ela diz que sim e que só entrega mediante o quarto limpo e organizado. A atitude surtiu efeito. O menino arrumava o quarto todos os dias, temendo não ter mais seu ipad.
Mas sabemos que isso não precisa acontecer! O não chegando antes do sim na vida de um bebê até a fase adulta, vai render um relacionamento feliz com os pais e o mundo onde este indivíduo viverá. Gerando uma sociedade mais ativa e próspera.
Muito verdadeiro, as crianças só aprendem o que lhes é ensinado pelos adultos, que não devem subestimar a capacidade da criança, pois elas têm um período para a formação de sua personalidade que, quando é bem ensinada, orientada, supervisionada se tornam adultos organizados, conscientes e felizes e parceiros dos pais.