Cachorro não é só achar bonitinho e pronto. Ele precisa de cuidados em sua higiene, alimentação e também cuidados com seu bem estar.
Aqui vamos te mostrar algumas dicas que irão beneficiar seu bichinho de estimação:
1 – A ração faz mal
Se assustou? Pois dizem que a ração é uma alimentação completa para nosso bichinho, mas, não é bem assim. Foram realizados estudos na ração que garantem que esta alimentação podem provocar nos cachorros alguns problemas de saúde.
Entre eles estão a obesidade, problemas nos rins, diabetes, problemas de bexiga e até câncer. Faça uma consulta com o veterinário do seu pet para fazer uma dieta com produtos naturais para alimentá-lo de maneira saudável!
2 – Sem bola de tênis
Tem um costume que alguns donos de cachorros usam: colocar uma bola de tênis no pote para um pouco morder a bolinha e um pouco comer, e este ato perigoso é até indicado por profissionais!
A dica é usar pratos que tenham saliência e também usar aqueles com formato de marmitex que tem diversas separações onde você pode colocar pequenas porções de alimentos em cada uma.
Isso vai dar trabalho para seu cãozinho e desta forma, vai ser obrigado a comer devagar.
3 – Abelha
Se o seu cãozinho tiver o azar de ser picado por uma abelha, uma dica é tirar o ferrão raspando um cartão de crédito e fazer uma mistura com água e bicarbonato de sódio para limpar o local afetado para evitar infecções.
4 – Prisão de ventre
Se você notar que seu pet está com prisão de ventre, o alimente com um purê de abóbora. Isto vai fazer ele soltar o intestino para voltar a funcionar normalmente.
5 – Patas hidratadas
Eles também sofrem com rachaduras e pele ressecada. Principalmente no inverno. Por isso, sempre aplique um pouco de vaselina nas patinhas dele antes das caminhadas longas e claro, limpar assim que voltar.
6 – Intoxicação
Se você suspeita que seu cachorro comeu algo que fez mal, você pode dar à ele uma colher de chá de água oxigenada para ele vomitar. Também pode misturar um pouco de água e xarope ipeca, bom para casos de envenenamento.
Atenção: este solução é indicada somente quando não há saída pois o ideal seria levar imediatamente seu pet em um veterinário.
7 – Mordendo o que não deve
Se o seu bichinho não pode ver um cabo, fio de tv, som, ferro elétrico e afins, a dica é aplicar spray de maça amarga ou com outro sabor que o afaste. Além de dar prejuízo, é perigosíssimo para ele.
8 – Não vai fugir!
Compre uma guia para evitar que ele fuja, filhotes passam facilmente por grades e portões com largos espaços.
9 – Se refrescando
Naqueles dias quentes de fritar ovo no asfalto, seu pet vai amar se refrescar e brincar na água em uma piscina inflável com água e gelo ou até no tanque de lavar roupas ou com a mangueira mesmo, esguichando água!
Não deixe ele cair tipo tchbum na água. Molhe as patas e depois o corpo para ele acostumar com a água.
10 – Xô carrapato
Para remover os indesejáveis carrapatos, basta passar em uma bolinha de algodão um pouco de sabão líquido e aplicar sobre o carrapato. Ele vai sair preso no algodão.
11 – Unha grande não!
É possível ensinar seu cachorro a aparar as unhas que incomodam tanto quando são grandes. Lixe uma lixa em um pedaço de madeira e mostre a ele que ali é o local para ele arranhar e assim aparar as unhas.
12 – Mau hálito
Para amenizar o mau hálito do seu pet você pode polvilhar salsa na comida dele e também passar pasta de dente própria para os cães em uma escova e deixar ele lamber. O ideal é desinfetar a escova para poder usar mais vezes depois.