Tem bebê que usa o peito da mãe para dormir: mama um pouquinho e já dorme! Venha ver neste artigo quais os motivos deste costume.
Além de saciar a fome do bebê, o leite também acaba com a sede pois o primeiro leite que sai do peito é bem aquoso e por isso o bebê muitas vezes não tem fome ao mamar e sim, sede.
O soninho também é outro motivo para o bebê pedir o peito. A sucção, a o contato com a pele e o som do coração da mãe trazem tranquilidade para ele o que funciona como uma canção de ninar para ele dormir.
O ato de mamar traz também alimento emocional para o bebê. Foram meses dentro do útero, um lugar quente, escuro, apertado e perto do coração da mãe. E a adaptação da sua vida externa, traz para o bebê medo e insegurança além do aprendizado que vai ter em pouco tempo.
Este contato traz sensações que fazem o bebê:
- reviver o ambiente dentro do útero
- traz segurança quando tiver medo
- não se sente inseguro
- não se sente sozinho
Segundo pediatras, a mãe ter que ter tempo para a mamada do bebê. Isto quer dizer que este ato não deve ter hora marcada pela mamãe. A amamentação é um ato de amor e doação mas é um processo difícil do qual obriga a mamãe a abrir mão de muitas coisas.
Os primeiros meses são os mais difíceis pois é o período em que o bebê está se adaptando com o peito e como sugar o seu alimento. Conforme ele vai aprendendo, vai melhorando o processo e seus intervalos vão ficando maiores para alívio da mamãe.
É a necessidade que o bebê tem de mamar muitas vezes que fazem as mamães pensarem que o leite é fraco. Ele não vai mamar exatamente de 3 em 3 horas. Isso não vai acontecer.
Uma frequência maior que o normal em mamar é porque o bebê está se adaptando ao processo e não é somente para saciar sua fome.
O bebê e a mamadeira
O bebê que mama na mamadeira, por algum motivo em especial, tem suas mamadas em horários específicos devido ao tempo que demora para ser ingerido, por isso neste caso, é ideal que ele tenha este contato com a mãe além de somente se alimentar do leite.